Esporão do calcâneo: as principais causas e como o calçado adequado pode ajudar!

imagem de um pé

Priorizar somente a estética na escolha de um calçado deixando de lado o conforto e a sua adequação às atividades do dia a dia está entre as principais causas do surgimento do esporão no calcâneo.

A protuberância, por si só indolor, costuma aparecer junto a outros problemas ortopédicos que provocam grande desconforto, como é o caso da fascite plantar e da artrite reumatóide. A boa notícia é que existem maneiras simples de evitar o desenvolvimento de esporões e reduzir as inflamações ao redor da lesão óssea.

Para saber quais são as práticas recomendadas, as melhores formas de aliviar a dor e como os calçados influenciam na saúde dos pés, acompanhe o nosso conteúdo.

O que é Esporão do Calcâneo

O esporão do calcâneo ou entesopatia de calcâneo ocorre quando há o crescimento anormal de um segmento de osso do calcanhar. Este osso, chamado calcâneo, é o maior do pé humano e um dos sete que constituem o tarso (parte superior de nossos pés).

É o calcâneo que dá forma ao calcanhar e sustentação ao corpo, suportando um impacto intenso e constante. Embora o esporão seja assintomático, existem casos onde o paciente apresenta forte dor na região do calcanhar ou dores agudas quando pressionado o centro, e isto ocorre devido a existência de outras patologias.

ilustração contendo anatomia do pé e apontando a localização do esporão do calcâneo

Devem ser realizados exames clínicos e levantamento do histórico do paciente para obter diagnóstico e tratamentos adequados a cada caso.

As principais causas do Esporão do Calcâneo

Uma das formas de entender o que causa o esporão do calcâneo é uma breve noção de onde se situa o osso, como ele opera e porque o uso excessivo de força leva ao surgimento da protuberância.

Há no calcâneo uma espessa camada de células queratinizadas revestidas por um tecido gorduroso. Ela tem como função dificultar a desidratação da pele e amortecer o impacto das atividades.

Quando há microtraumatismos decorrentes do uso excessivo e constante de força sobre a membrana da face externa dos ossos, durante certo período de tempo, ocorre o encurtamento da fáscia plantar, dos tendões ou há tensão nos músculos e nos ligamentos do pé.

Fatores de risco

Como vimos, o uso excessivo e constante de força na região do calcâneo está entre os principais fatores de desenvolvimento do esporão, razão pela qual é comum entre dançarinos, jogadores de futebol e corredores. Mas há outros fatores de risco que podem levar ao seu surgimento, entre eles:

  • A existência de doenças como artrite reumatóide, gota, osteoartrite e fascite plantar.
  • O sobrepeso e a obesidade, uma vez que o excesso de peso eleva a sobrecarga nos pés e favorece a manifestação de processos inflamatórios, além da ruptura de tecidos adjacentes.
  • A idade, quando a camada de gordura que recobre o calcâneo sofre o desgaste natural do tempo. Isto explica porque as chances de desenvolver a protuberância óssea é maior conforme a idade avança.

Sintomas

O esporão do calcâneo, por si só, é assintomático e não apresenta sinais externos de inflamação como calor, inchaço ou vermelhidão. Há, no entanto, situações onde o paciente experimenta dor na região ou dor aguda quando pressionado, geralmente em resposta a outros problemas ortopédicos.

Em casos onde há dor na região do calcanhar, é percebido alívio em momentos de repouso e intensificação da dor através do esforço. É comum que a dor ocorra após longos períodos em repouso, ao levantar-se rapidamente e apoiar o peso do corpo sobre o pé lesionado. Este tipo também é sentido ao praticar atividades físicas de elevada intensidade ou ao ficar longos períodos do dia em pé.

O outro tipo de dor relatada por quem possui esporões é de um tipo agudo e penetrante, semelhante a uma facada. Ela ocorre quando o calcanhar é pressionado em seu centro e se manifesta devido a uma inflamação crônica instalada nos tecidos ao redor da lesão óssea.

O diagnóstico

O diagnóstico do esporão deve ser feito por um médico ortopedista após análise do histórico clínico do paciente e solicitação de exames como raio-x e/ou ressonância magnética.

  • O raio-x e a ressonância magnética: Há casos onde o raio-x não revelará a presença de anomalias próprias de esporões, mas é um exame útil para estabelecer o diagnóstico diferencial de outras doenças que provocam dores nos pés. Da mesma forma, a ressonância magnética auxilia no diagnóstico diferencial de outras patologias.
  • Estudo analítico e outros exames: A primeiro momento, são feitas análises para a determinação de patologias e, dependendo do histórico clínico e demais dúvidas suscitadas pelos exames iniciais, o médico poderá solicitar a realização de outros procedimentos.

O tratamento do Esporão do Calcâneo

Assim como no caso do diagnóstico, as indicações para o tratamento do esporão do calcâneo devem ser feitas por um médico ortopedista após análise individualizada do caso, mas, podemos mencionar procedimentos comuns para o alívio das dores e tratamento da protuberância.

É comum a recomendação de repouso, compressas de gelo e elevação do membro, podendo envolver ou não o uso de anti-inflamatórios e analgésicos – mediante prescrição médica. A fisioterapia e os exercícios de alongamento são também etapas comuns no processo de recuperação, além da escolha de calçados mais adequados e a adoção de palmilhas ortopédicas.

Em um primeiro momento, a maioria dos especialistas optam por um tratamento conservador que visa o controle da dor e redução do processo inflamatório. Não sendo suficiente, pode ser indicada a aplicação de corticóide no local e, em último caso, a cirurgia.

Mas devemos ressaltar que o primeiro passo no tratamento é simples: basta substituir hábitos danosos por um estilo de vida mais saudável. Pode ser necessária a perda de peso ou a restrição temporária de exercícios físicos que provocam grande impacto, com repouso até a redução da sintomatologia.

Atenção às compressas de gelo e de calor

A aplicação de gelo é ideal para reduzir a inflamação e aliviar as dores, mas deve ser utilizada em momentos de dor intensa e aguda. Com a diminuição da dor, o mais indicado é substituir as compressas frias pelo calor, pois o contato com a água quente levará ao relaxamento dos músculos, redução da algia e da inflamação.

O uso de calçados adequados e palmilhas ortopédicas

Um calçado adequado deve possuir uma sola maleável para amortecer as colisões com o solo, enquanto as palmilhas ortopédicas atuam distribuindo eficazmente a pressão exercida no calcanhar, levando ao alívio das dores e prevenindo o surgimento de outras patologias.

A cirurgia para esporão do calcâneo

A cirurgia deve ser considerada somente quando os tratamentos descritos acima não obtiveram efeito. A intervenção visa a exérese (remoção) do esporão e liberação da fáscia plantar, mas, há possibilidades de retorno da protuberância com o passar do tempo.

O esporão tem cura?

Sim e não. É importante ter clareza que os tratamentos iniciais – conservadores -, baseados em alongamentos, fortalecimento muscular e liberação miofascial, são voltados à redução da inflamação e alívio das dores, especialmente em sua fase aguda.

São procedimentos que podem não curar de forma definitiva o esporão, especialmente quando a cura for associada ao desaparecimento da saliência.

O procedimento cirúrgico é capaz de resolver a questão, mas, conforme mencionado anteriormente, há possibilidade de recidiva – ou, retorno do esporão -, caso o paciente não adote práticas mais benéficas a sua saúde ortopédica, além, é claro, dos fatores de risco que fogem ao controle do indivíduo.

Como evitar o surgimento de esporões

Como vimos, o estilo de vida é definitivo para a saúde dos pés: manter-se no peso adequado à estrutura física é o primeiro passo na prevenção de lesões. Da mesma forma, o aquecimento e alongamento anterior à prática de atividades físicas, o uso de calçados adequados – não apenas durante o exercício -, e a adoção de palmilhas e calçados especiais que distribuam melhor o impacto.

Adotar hábitos mais saudáveis e dar prioridade ao conforto reduzem consideravelmente as chances de desenvolver esporões nos pés e outras patologias. E, se deseja saber mais sobre problemas ortopédicos que podem estar causando as suas dores, visite nossos conteúdos sobre dores e fascite plantar.

Siga também nas redes sociais (facebook, instagram) e receba todas as nossas atualizações!

17 Comentários

  1. Ana Maria de Moura disse:

    Creio que estou com fascite plantar o que fazer de imediato

    • Blessed Life disse:

      Olá Ana Maria, que bom receber sua pergunta. Minha querida, tendo em vista sua suspeita para fascite plantar oriento que busque por um médico especialista em ortopedia para um diagnóstico preciso. Após a confirmação do diagnóstico é necessário iniciar um tratamento para desinflamação da fáscia, isso pode ser feito com uso de gelo na região inflamada, uso de medicação anti-inflamatória, fisioterapia (indicada pelo médico especialista). E o uso de calçados ortopédicos massageadores que irá previnir a evolução dessa patologia e irá amenizar as dores causadas pela mesma.
      Esperamos ter ajudado, estimamos melhoras 🙂

    • Blessed Life disse:

      Olá Ana Maria, que bom receber sua pergunta.
      Minha querida, tendo em vista sua suspeita para fascite plantar oriento que busque por um médico especialista em ortopedia para um diagnóstico preciso. Após a confirmação do diagnóstico é necessário iniciar um tratamento para desinflamação da fáscia, isso pode ser feito com uso de gelo na região inflamada, uso de medicação anti-inflamatória, fisioterapia (indicada pelo médico especialista). E o uso de calçados ortopédicos massageadores que irá previnir a evolução dessa patologia e irá amenizar as dores causadas pela mesma.
      Esperamos ter ajudado, estimamos melhoras 🙂

    • Marli melo disse:

      Eu nunca senti nada nos pés agora sinto uma dor no calcanhar muito forte . Qdo estou deitada não foi mas em pé, andando ou sentada sinto muita dor. Existe algum remédio no isso?

      • Blessed Life disse:

        Olá Marli, obrigada pela sua pergunta. De acordo com os sintomas mencionados o seu caso é característico de esporão de calcâneo. O que eu sugiro no momento é que você procure por um médico ortopedista para que possa realizar os exames corretos e dessa forma iniciar o tratamento mais adequado para seu caso. Enquanto você não vai ao médico, te oriento a começar fazer uso de calçados e palmilhas ortopédicas massageadora para que melhore as dores que vem sentindo.

  2. Dor no calcanhar qual remédio bom pra dor e inflamação

    • Blessed Life disse:

      Olá Flávio, obrigada por seu questionamento, em relação a medicação peço que o Sr procure por um médico ortopedista para que o mesmo esteja investigando a causa dessa dor no calcanhar, e também receitando a medicação correta para que esteja realizando o tratamento dessa dor e inflamação conforme mencionado. Espero ter ajudado e estimo melhoras. 🙂

  3. alcides vieira da silva disse:

    Tenho dor só no calcanhar e alivia quando estou deitado e ao pisar no chão volta a ficar dolorido e dificuldade ao caminhar

    • Blessed Life disse:

      Olá Sr. Alcides, obrigada pelo seu comentário. O Sr. já procurou por um ortopedista para investigar as causas dessas dores? Pelo relato do Sr. podemos identificar como sendo esporão de calcâneo. Mas, é necessário exames de imagem para que seja confirmado a patologia e dessa forma submetido ao tratamento. A novidade é de que há tratamento, mas enquanto o Sr. não vai ao médico orientamos a utilização de calçados e palmilhas ortopédicas para que diminua a descarga de peso corporal sobre os pés, e dessa forma haja um relaxamento da musculatura promovendo mais conforto e bem estar aos seus dias.
      Espero ter ajudado e estimo melhoras 🙂

  4. Daniela do Nascimento nunes disse:

    Trabalho em um hospital 12horas em pé sou auxiliar de limpeza, estou sofrendo muito com dor no pé esquerdo tirei um raio X e o esporão está enorme.nao sei o que fazer estou tomando o trigo A maus não está adiantando

    • Blessed Life disse:

      Olá Daniela, obrigada por compartilhar conosco sua dúvida. Em relação às dores provocadas pelo esporão de calcâneo o ideal para que essas dores desapareçam é a senhora começar a utilizar calçados e palmilhas ortopédicas, a fim de que a região afetada pelo esporão possa sofrer uma menor descarga de peso corporal e passe a ter um maior relaxamento na musculatura do calcanhar promovendo o alívio das dores nos pés, trazendo mais conforto e bem estar no seu dia a dia.
      Espero ter lhe ajudado e desejo melhoras 🙂

    • Vanderlei Monteiro disse:

      Bom dia , não consigo apoiar o pé no chão dói muito, tento andar com a ponta dos pés mas tbm tá dificel.sera que é melhor compressa quente?

      • Blessed Life disse:

        Bom dia Sr. Vanderlei, obrigada pela sua pergunta. A respeito dessas dores nos pés a ponto de não conseguir colocar os mesmos em apoio no chão pode ter haver com má circulação ou com uma inflamação na fáscia plantar, conhecida como fascíte plantar. O mais correto a fazer nesse momento é investigar o que realmente está acontecendo para ser direcionado ao tratamento correto. Nesse caso orientamos que procure por um médico vascular e um ortopedista para exames e diagnósticos específicos. Estimamos melhoras 🙂

  5. Reinaldo Santos disse:

    Prezados Senhores: Estive a 3 dias atrás num pronto socorro de SP, devido fortes dores no calcanhar.
    Foi feito raio-X, o ortopedista me disse que meu pé esquerdo tá normal e não foi encontrado nenhuma alteração. Tomei 2 injeções me lembro que uma foi voltarem outra não me lembro, e me passou ibuprofeno 3 x ao dia por 3 dias.
    No entanto as dores voltaram com tudo estou tendo muita dificuldade para andar, trabalhar, etc.
    vou aguardar mais hoje domingo e com certeza voltarei amanhã 2@ feira que sei que será mais certeza de me avistar com o medico
    que me atendeu.
    Também estou aplicando Arnica da “Forte” mas o alivio não muda muito.

    • Blessed Life disse:

      Olá Reinaldo, obrigada por enviar sua dúvida. Em relação ao seu relato o que podemos entender é que essas dores no seu calcanhar pode ser esporão de calcâneo ou uma tendinite calcânea, para melhor diagnóstico, o correto a ser feito é realizar uma ultrassom na região dolorosa para identificação de uma possível lesão.
      Enquanto o diagnóstico não está sendo realizado orientamos que comece a usar calçados ou palmilhas ortopédicas massageadoras com a finalidade de diminuir o processo inflamatório agudo que está passando e automaticamente diminuição das dores. Esperamos ter ajudado, melhoras. 🙂

  6. Mirian disse:

    Sinto dor nos calcanhares, mas na parte de trás, e não embaixo. Trabalho em pé. E sempre troco o tênis por um mais confortável. Mas tem dias que mudo até o jeito e o ritmo da pisada, só pra ver se alivia. Quando chego em casa a noite, coloco as pernas pra cima apoiadas na parede pelos calcanhares. Mas a parte que encosta na parede é justamente a que dói. Não tô podendo ir no médico no momento. Acabei de conseguir esse emprego

    • Blessed Life disse:

      Olá Mirian, obrigada por nos enviar sua dúvida. De acordo com seu relato podemos suspeitar de uma tendinite calcânea. Mas para um diagnóstico preciso é necessário consultar um médico especialista em ortopedia para exames e um direcionamento mais assertivo no tratamento. Como, neste momento não está podendo ir à um médico, orientamos que faça o uso de palmilha ortopédica dentro de seu tênis e quando usar calçados abertos procurar dar preferência à calçados ortopédicos com um mínimo de 4 cm de altura no calcanhar. Esperamos ter ajudado. Estimamos melhoras 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *