5 benefícios dos calçados ortopédicos

Os calçados ortopédicos são, em sua maioria, desenvolvidos para finalidades específicas. Cada formato, ponto de contato, sola e material têm funções e benefícios próprios.

Por isso, antes de adquirir o seu calçado ortopédico, é importante observar quais são os benefícios daquele modelo em especial. É certo que grande parte dos modelos trarão alívio e bem-estar aos seus usuários.

Listamos aqui 5 benefícios que os calçados ortopédicos podem oferecer a sua saúde para te ajudar na decisão do melhor modelo.

1. Regulação hormonal

O formato dos calçados ortopédicos se baseiam em pontos da reflexologia podal, uma técnica milenar, usada para estimular áreas dos pés correspondentes aos órgãos do corpo. Dentre estes órgãos, estão as glândulas, que podem ser ativadas durante o uso do calçado. Alguns calçados conseguem estimular a glândula pineal, responsável pela produção de um hormônio chamado melatonina, essencial para a regulação do sono.

2. Ativação da circulação sanguínea

Os estímulos nos pontos correspondentes aos órgãos não são os únicos benefícios da reflexologia podal. Conforme o uso dos calçados se torna contínuo, a ativação da circulação sanguínea periférica também ocorre, principalmente nos pés e pernas, reduzindo dormências e outros incômodos que a má circulação traz.

3. Prevenção do esporão de calcâneo

O esporão de calcâneo, assim como outras complicações ortopédicas, podem ser evitadas. Entre os fatores de risco estão prática de exercícios de alto impacto, obesidade, pés chatos e outros. Alguns calçados ortopédicos reduzem a carga na parte de trás dos pés, promovendo uma descarga uniforme de peso.

4. Alívio das dores ortopédicas

O uso frequente dos calçados ortopédicos também reduzem dores causadas por inflamações nos pés, pernas e costas. Condições como fascite plantar, quadro álgico, ciática também podem ser auxiliadas com o calçado ortopédico correto.

5. Proporciona conforto e bem-estar

Por promover benefícios nas áreas do corpo afetadas por algum problema ortopédico, os calçados ortopédicos colabora também para a qualidade de vida do seu usuário. Uma rotina sem dores e um organismo com um bom funcionamento hormonal levam mais conforto e bem-estar a todos nós.

Os benefícios trazidos pela reflexologia podal são inúmeros, por isso, sugerimos que você continue a ler nosso blog e colaborar com a gente sobre o assunto! Conte para nós, você já usou um calçado ortopédico? Quais benefícios seu uso trouxe a sua saúde? Escreva nos comentários 😉

Se quiser se aprofundar mais sobre os modelos dos calçados ortopédicos, clique aqui.

2 Comentários

  1. Francileide Ferreira De Santana disse:

    Nossa são muito boas as. Explicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *