Reflexologia podal: você sabe o que é e para que ela serve?

O que é Reflexologia Podal - Blog Blessed Life

A reflexologia podal é uma técnica natural de massagem que considera pontos dos pés como correspondentes de regiões do corpo humano.

A técnica utiliza estímulos de pressão na sola dos pés, seguindo um mapa que indica a qual órgão cada ponto específico se refere e se baseando no princípio de que todo o organismo está conectado por canais de energia.

Entre os benefícios da reflexologia podal estão o alívio de dores em todo o corpo, relaxamento e equilíbrio da energia vital. A terapia é indicada para quem sofre de stress, depressão, problemas de circulação sanguínea e até questões cardíacas. Sua técnica natural parte do princípio de que há mais de 15 mil nervos passando pelos pés, e que todos eles causam reflexos em diferentes partes do corpo. A massagem, então, teria a função de acalmar o sistema nervoso, acionando pontos de relaxamento e identificando regiões de sensibilidade ou dor como sinal de alerta para um possível desequilíbrio da energia do corpo.

Leia também: Chinelo ortopédico: como descobrir se está na hora de usar

A reflexologia podal pode ser feita a partir de diversas variações de uma mesma técnica. Há formas de executá-la com bambus ou outras ferramentas, mas a mais comum baseia-se no uso dos dedos polegar ou indicador para exercer os pontos de pressão. A partir do mapeamento de cada zona da sola do pé, os dedos podem realizar os estímulos como pontos de energia e sensibilidade, refletindo nos órgãos vitais.

Também conhecida como massagem chinesa nos pés, a terapia surgiu há muitos séculos no oriente e é utilizada para amenizar dores e complementar outras técnicas, como reike e shiatsu. A reflexologia podal é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma terapia alternativa, com eficácia comprovada para prevenir o stress, identificar problemas no funcionamento do organismo e relaxar o corpo.

É indicada para problemas diversos, entre eles:

As sessões costumam durar aproximadamente 40 minutos e devem ser preferencialmente aplicadas por especialistas na área. Porém, uma das grandes vantagens da reflexologia podal é o fato de poder ser feita pela própria pessoa, sem necessidade de recursos ou ambientes especiais. Basta entender os pontos e como eles se refletem em cada órgão e aplicar a massagem nas regiões dos pés mais importantes para você.

Uma outra maneira de sentir os benefícios da refloxologia podal é através de calçados especificos desenvolvidos para massagear os pontos dos pés.

Um exemplo, são os calçados da Blessed Life, que possuem em sua base superior bolhas antitensoras que contribuem para a ativação da circulação sanguínea e auxiliam na ativação das terminações nervosas, produzindo a massagem de reflexologia podal.

Para saber mais sobre os calçados que produzem a massagem da reflexologia podal, acesse aqui.

Faça um teste

Encontre com seus dedos das mãos a base inferior dos dedos centrais do pé direito. Essa região corresponde aos ouvidos e ao pescoço. Faça uma pequena pressão sobre o ponto e sinta como está a área: se você notar buraquinhos na região, significa que há falta de energia nesses órgãos. No caso de bolinhas mais duras, o indicador mostra que há excesso de energia. Em ambos os casos, você pode fazer pequenos movimentos circulares na região dos pés, por pelo menos 20 segundos, ou aperte e segure contando até 10. A região vai, aos poucos, relaxando e amenizando os incômodos e dores nos ouvidos e no pescoço.

Mapa dos pés - Reflexologia Podal

Assim funciona com toda a sola do pé: cada região corresponde a um órgão diferente do organismo. Isso demonstra a importância que nossos pés têm para nossa saúde. Eles refletem o que nosso corpo está sentindo e dão sinais de doenças ou sobrecargas. Por isso é tão importante cuidar da nossa base, com terapias como a reflexologia podal ou oferecendo conforto e equilíbrio no dia a dia.

Você já conhecia a técnica da Reflexologia Podal? Ela tem sido efetiva para o seu corpo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

6 Comentários

  1. Lilian disse:

    Amei essa.materia faço reflexologia e queria entender..

  2. Taize Almeida disse:

    Faz mais ou menos 10 anos que tenho uma coceira bem no meio do pé esquerdo e nunca identificava o motivo, coçava tanto que às vezes tinha que pegar uma tampa de caneta para aliviar. no dia 08 do mês passado fui fazer uma ultra e descobri um cisto no pâncreas, depois disso fui olhar o mapa podal e vi que aquela área que coçava era exatamente o local do pâncreas. Não sei se há relação ou se foi mera coincidência.

  3. Ivany Bravo disse:

    Boa tarde.

    Existe algum material ou livro que me ensine sobre reflexologia indicando o que cada ponto está trabalhando?
    Exemplo : RIM o ponto serve para tratar dor de cabeça, dor estomacal….
    Grata Ivany

  4. Cristina disse:

    Adorei esse ensinamento a muito tempo que eu queria saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *