Palmilhas ortopédicas: O que é, quando usar, benefícios e mais!

pés com fundo branco

Se você anda sentindo dores nos pés ao realizar tarefas diárias ou durante a prática de atividades físicas, talvez seja a hora de adicionar um amortecimento extra à sua pisada: A palmilhas ortopédicas são ótimas aliadas no tratamento da dor e promovem um caminhar mais agradável.

São pensadas e desenvolvidas com o objetivo de reduzir a algia, corrigir deformidades nos pés, promover uma boa postura e realizar a compensação na diferença de tamanho das pernas. 

Há diversos benefícios associados ao uso das palmilhas ortopédicas e se deseja saber mais a respeito, continue lendo o nosso conteúdo.

O que são as palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas são dispositivos médicos feitos para aliviar dores e deformidades nos pés. Elas são capazes de auxiliar no tratamento de diversas patologias e fazem o uso de tecnologia que nos protege das irregularidades estruturais, além de promover melhoras na instabilidade e solucionar os problemas de marcha causados por questões morfológicas.

Elas podem ser utilizadas nas atividades cotidianas, no trabalho ou durante a prática de atividades físicas, possuindo uma vida útil variável (embora seja recomendado renová-las com frequência). Por serem removíveis, podem ser usadas com uma grande variedade de sapatos. 

Palmilhas Ortopédicas Massageadoras Blessed Life

Para quais casos as palmilhas ortopédicas são recomendadas?

As palmilhas podem ser indicadas para o tratamento de diversas patologias, como ocorre em casos de artrite, bursite, em indivíduos com o pé chato, esporão do calcâneo, fascite plantar e outros tipos de lesões. Isto porquê:

  • Nos casos de artrite, elas ajudam a reduzir o desconforto e corrigir o mau posicionamento dos pés, assim como ocorre em casos de bursite, onde o foco é o alívio da dor.
  • Quando se trata de pé chato, elas fornecem o apoio necessário para os pés, além de incentivar seu posicionamento correto.
  • Para a fascite plantar e esporão do calcâneo, a palmilha é a responsável pelo amortecimento, proteção e apoio do calcanhar, reduzindo as dores e contendo o crescimento da saliência (esporão). 

Os principais benefícios das palmilhas ortopédicas

Para ter uma real dimensão dos benefícios das palmilhas ortopédicas, precisamos entender que os nossos pés são estruturas complexas: há 26 ossos, centenas de músculos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Eles suportam o peso do nosso corpo e oferecem equilíbrio, razão pela qual as alterações afetam a estrutura e o alinhamento dos pés levando a consequências dolorosas; e razão pela qual, também, as palmilhas são tão importantes. 

O principal benefício do dispositivo, conforme mencionado, é realizar a correção de problemas de alinhamento que levam a desequilíbrios mecânicos, além de atenuar as dores oriundas de diversas patologias. Elas também podem: 

  • Proteger as nossas articulações: quando realizamos atividades como andar, pular ou correr, os nossos pés tocam o chão com uma força muito superior ao peso de nosso corpo. O tempo faz surgir o desgaste natural que pode ser intensificado devido aos hábitos do indivíduo – o que provoca a dor. Por auxiliarem no suporte da carga do corpo e na distribuição uniforme da pressão sofrida pelos pés, elas absorvem de forma significativa o impacto das atividades diárias protegendo as nossas articulações. 
  • Previnem lesões: quando andamos, pulamos ou corremos, os nossos pés se encontram em choque constante com o solo e as palmilhas fornecem o amortecimento que reduz o risco de lesões e de fraturas nos pés. 
  • Melhora do bem-estar: desenvolver o equilíbrio e alinhamento dos pés faz reduzir a pressão em outras partes do corpo, promovendo uma melhoria na saúde que começa da base e causa um efeito dominó positivo e ascendente.  

As palmilhas ortopédicas podem melhorar o desempenho?

Sim, além de atenuar as dores, elas podem auxiliar na melhoria do desempenho durante a prática de atividades físicas. Muitos problemas na postura dos pés são causados como resultado de um estresse repetitivo produzido pelo movimento inadequado da estrutura.

Um indivíduo que possua o pé chato ou plano, por exemplo, não terá a proteção suficiente para as forças de choque absorvidas pelo arco dos pés durante a corrida. 

Mudanças posturais também podem levar a alterações no modo da marcha, fazendo com que as palmilhas, mais uma vez, atuem na minimização dos movimentos anormais da porção inferior do corpo, reduzindo os riscos de contusões e economizando energia durante o exercício.

Como as palmilhas ortopédicas auxiliam no alívio da dor lombar?

Entendendo como funcionam as palmilhas ortopédicas, a sua atuação no alívio da dor lombar é fácil de ser assimilada: uma base instável coloca o restante da estrutura física em desarmonia.

Quando o arco do pé é muito alto, muito plano ou há presença de outro tipo de anormalidade, pouco a pouco surge um desalinhamento dos pés em relação a canela. O desalinhamento da canela leva a um desajuste em relação aos joelhos. 

Quando os joelhos sofrem deslocamento, a coxa, em determinado ponto, também sofrerá, fazendo com que o osso da região vá de encontro ao da pélvis. Toda essa somatória de instabilidade no quadril resulta em uma desestabilidade de coluna e assim que surge a lombalgia.

Como escolher as palmilhas ortopédicas mais adequada

Se deseja saber como encontrar uma palmilha ideal ao seu problema, reunimos aqui as principais dicas que vão garantir que você encontre a alternativa mais apropriada. 

Atente-se:

  • É preciso entender o tipo e a condição do seu pé: a escolha não deve ser aleatória, mas feita considerando quais os problemas você está tentando corrigir. Existem palmilhas almofadadas que proporcionam a sensação de conforto e podem estar mascarando o problema. Devemos lembrar que o objetivo final do uso das palmilhas não é pisar no macio, mas apoiar adequadamente os pés e corrigir problemas funcionais. A fascite plantar, por exemplo, exige bom suporte e amortecimento do calcanhar, mas há recomendações diferentes para quem sofre de diabetes, artrite e necessita melhorar a circulação e adequar a absorção do choque.
  • É preciso considerar as atividades realizadas: Há palmilhas para atividades de alto impacto e de baixo impacto, assim como sapatos são projetados especificamente para as atividades que serão realizadas. Há palmilhas, como tênis, que são mais indicadas para a corrida, enquanto outras são recomendadas a corredores. 
  • O tamanho da palmilha: escolha uma palmilha que se adeque aos seus sapatos mais usados. Por serem dimensionadas em uma variedade de tamanhos, não é difícil encontrar uma alternativa que funcione. Certifique-se de tirar as medidas dos pés e priorizar as palmilhas correspondentes a esse tamanho. Caso não saiba qual é o tamanho do seu pé, escolha modelos que sejam com o sapato ou com os sapatos que costuma usar.
  • Considere o material utilizado na palmilha: As palmilhas podem ser fabricadas em uma variedade de materiais como a espuma, gel, cortiça, couro, lã e EVA. Cada material carrega sua própria vantagem e aqui, importa mais a preferência pessoal, embora o problema a ser tratado não deva ser ignorado. As de gel e espuma são ótimas indicações para quem necessita de amortecimento e absorção do choque. Já as de cortiça ou plástico rígido são indicadas para oferecer melhor suporte.

Sabendo agora quais critérios devem ser considerados no momento da compra, aproveite para conferir os nossos produtos clicando aqui. Siga também a blessed life nas redes sociais e receba as principais dicas de bem-estar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *