Palmilha ortopédica para esporão do calcâneo: saiba como elas aliviam as dores!

calcanhares em fundo branco

A palmilha ortopédica para esporão oferecem suporte ao movimento dos pés, redistribuem a pressão sofrida na região e podem ser excelentes aliadas no tratamento do esporão do calcâneo.

Por absorverem o choque e reduzirem o impacto sofrido pelos pés, elas atenuam a pressão incidente no calcanhar lesionado reduzindo as dores e contendo o crescimento da protuberância.

Há diversos outros benefícios associados a seu uso e se deseja saber como as palmilhas agem e o que deve ser considerado no momento da compra, leia o nosso conteúdo até o fim!

palmilha ortopedica para esporao de calcaneo

O que são palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas são dispositivos médicos que objetivam a redução das dores e correção de eventuais deformidades nos pés. São indicadas no tratamento de diversos problemas ortopédicos como a artrite, a bursite e o esporão do calcâneo.

Para este último ela é particularmente eficaz uma vez que oferece o amortecimento e a proteção necessários ao calcanhar, contendo o desenvolvimento da saliência e atenuando as dores sentidas na região.

Como as palmilhas ortopédicas auxiliam no controle da dor

As dores são geralmente sentidas devido a um movimento estressante do arco do pé a cada vez que ele toca o chão. Como os nossos músculos, articulações e ligamentos são forçados a se adaptarem a esse movimento de achatamento, eventualmente ocorre o desgaste que pode acarretar em problemas maiores, como a fascite plantar e o esporão do calcâneo.

As palmilhas ortopédicas são conhecidas por oferecer suporte ao movimento adequado dos pés, ao mesmo tempo em que redistribuem a pressão sofrida na região que entra em contato com o solo. Esta qualidade mantém o estresse sofrido durante a realização de nossas atividades afastado das regiões doloridas ou mais sujeitas à lesões.

E por conta destas características é comum indicar o uso da palmilha ortopédica para esporão de calcâneo.

O que é o esporão do calcâneo

O esporão do calcâneo ocorre quando depósitos de cálcio são formados na porção inferior do calcanhar resultando no surgimento de uma protuberância óssea que pode provocar inflamações no tecido circundante, levando a episódios de dores agudas.

Há uma série de fatores associados a seu surgimento, como o excesso de peso, o uso de calçados inadequados, pressões excessivas na região e modificações na marcha. Para saber mais sobre o esporão do calcâneo, acesse o nosso conteúdo sobre o tema clicando aqui.

Como as palmilhas auxiliam no tratamento do esporão

O tratamento para o esporão do calcâneo objetiva a correção da mecânica anormal do pé, o que pode ser favorecido pelo uso de palmilhas ortopédicas que atuam no controle da pronação, fornecem apoio aos arcos do pé e auxiliam na liberação da tensão na fáscia plantar, contribuindo para a absorção do choque e redução do impacto sobre o calcanhar lesionado.

O uso de palmilha ortopédica para esporão não é a solução definitiva, mas sem dúvidas uma das abordagens mais importantes para o controle do esporão e tratamento da fascite plantar.

Como escolher uma palmilha ortopédica para esporão

Há dois fatores fundamentais que devem ser considerados no momento da compra, são eles o tamanho e o material do qual é feita a palmilha de forma que:

  • O tamanho adequado seja a medida exata de seus pés. Em casos onde não se sabe a medida e não é possível obtê-la de forma prática, dê preferência a modelos de palmilha que tenham tamanhos compatíveis aos sapatos que costuma usar.
  • A escolha do material seja coerente com o problema apresentado. Isto porque as palmilhas podem ser fabricadas em espuma, gel, cortiça, couro, lã ou EVA, e cada qual atenderá melhor a um caso específico. Para fascite plantar e esporão do calcâneo, por exemplo, as opções em gel e espuma oferecem maior amortecimento e absorção do choque. 

Quais são os outros benefícios das palmilhas ortopédicas?

Sabemos que atenuar a dor decorrente de patologias é uma das grandes vantagens do uso das palmilhas, mas ela é também a responsável pela correção de alinhamento, por proteger as nossas articulações, prevenir lesões e melhorar o bem-estar. 

  • No caso das articulações, ela fornece suporte à carga do corpo, distribuindo de maneira uniforme a pressão depositada nos pés;
  • Ao amortecer o impacto, ela previne lesões;
  • A melhora no bem-estar se deve ao alinhamento dos pés levando a redução de pressão em outras áreas do corpo, o que promove a sensação de bem-estar e uma melhoria na qualidade de vida do paciente.

As palmilhas são benéficas à saúde dos pés e uma das alternativas mais acessíveis do mercado, com grande potencial de reduzir a dor e conter a protuberância óssea. Você pode visitar as nossas opções de palmilhas clicando aqui. Aproveite para seguir a blessed life nas redes sociais e receber dicas para uma vida com mais qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *