A diferença entre esporão do calcâneo e fascite plantar

planta dos pés sendo massageada por uma das mãos

Você tem sentido dores no calcanhar quando os pés tocam o chão pela manhã ou após realizar atividades físicas de alto impacto? É provável que esteja com esporão do calcâneo. Ou, talvez, com fascite plantar. 

E por quê pode ser uma coisa ou outra? Bem, ambas as patologias possuem sintomas parecidos, e, além de manifestarem uma sintomatologia comum, também são originadas por fatores semelhantes e são tratadas de uma maneira muito aproximada.

Mas, claro, não correspondem a uma mesma coisa e aqui explicaremos suas principais diferenças, o que é a fascite plantar, esporão do calcâneo e como ambos os problemas ortopédicos podem ser solucionados através da adoção de hábitos simples. 

Acompanhe e descubra:

A diferença entre esporão do calcâneo e fascite plantar

Embora sejam confundidas, o esporão do calcâneo e a fascite plantar são patologias diferentes. Enquanto o esporão ocorre devido ao acúmulo de cálcio além da borda do osso, gerando uma protuberância, a fascite plantar corresponde a uma inflamação.

Têm origem em lesões semelhantes, como microtraumas e inflamações crônicas próximas ao tendão de aquiles, e por isso, apresentam sintomas em comum, mas é importante destacar que o esporão do calcâneo é, na maioria das vezes, indolor. A dor se manifesta quando há inflamação. 

Mas afinal, o que é a fascite plantar e quais os seus sintomas?

A fascite plantar ocorre devido a inflamação da fáscia plantar, que é um ligamento que percorre a porção inferior dos pés, desde o calcanhar – osso do calcâneo -, à porção frontal. Esse ligamento age como um amortecedor de todos os choques sofridos pelos pés no contato com o chão.

Quando ocorre uma sobrecarga na fáscia ou quando a fáscia é lesionada, o ligamento fica inflamado e dolorido e esta inflamação aguda ou crônica é o que chamamos de fascite plantar.

Os seus sintomas podem incluir dor aguda na planta do pé, próximo ao calcanhar, nos primeiros passos dados após acordar. O desconforto também é percebido ao esticar os pés ou após a prática de atividades físicas.

O esporão do calcâneo

Esporões ósseos são crescimentos que extrapolam a borda de um osso e geralmente se desenvolvem próximos às articulações. O esporão do calcâneo ocorre no osso do calcâneo (o maior osso do pé), e diz respeito a um depósito de cálcio que se desenvolve durante um longo período, e se manifesta como uma protuberância.

Apenas uma a cada dez pessoas desenvolvem esporões e somente uma a cada vinte pessoas com esporão vivenciam os episódios dolorosos.

No caso do esporão do calcâneo, os sintomas mais comuns incluem pontos de sensibilidade no calcanhar que dificulta andar descalço, podendo haver desconforto ao caminhar e também uma dor aguda no calcanhar após ficar em pé pela manhã. 

ilustração contendo anatomia do pé e apontando a localização do esporão do calcâneo

Quais os fatores de risco do esporão do calcâneo e da fascite plantar

Os fatores de risco de ambas as patologias são decorrentes dos hábitos do indivíduo. Pessoas com sobrepeso, por exemplo, exercem pressão elevada nas articulações. A tensão dos músculos da panturrilha é outro fator relevante, bem como o uso excessivo dos pés, seja correndo, andando ou passando longos períodos do dia em pé. 

O tratamento do esporão do calcâneo e da fascite plantar

Havendo fatores de risco associados e causas semelhantes, o tratamento também segue uma abordagem comum.  

  • Caso o médico desconfie que as dores tenham sido causadas por atividades específicas, será recomendada a interrupção do exercício e períodos de repouso para que o corpo se recupere. 
  • A aplicação de compressas frias e quentes são também abordagens no tratamento. Quando há dor aguda, o gelo deve ser aplicado de duas a três vezes ao dia, durante 15 minutos. Com atenuação da dor, as compressas quentes devem substituir a aplicação de gelo.
  • O uso de sapatos adequados é fundamental para que os pés tenham suporte e amortecimento adequado, proporcionando mais conforto nos movimentos cotidianos.
  • O uso de talas noturnas pode ser recomendado em casos de fascite plantar para efetuar um alongamento adicional na região. 

Além das abordagens comuns, podem ser necessárias intervenções específicas para casos de fascite ou de esporão. Se deseja saber mais sobre as causas e sobre o tratamento de cada patologia, visite o nosso conteúdo sobre o tema. Aqui você encontra o nosso material sobre esporão do calcâneo e aqui o de fascite plantar. Aproveite para seguir a Blessed Life nas redes sociais para receber todas as nossas atualizações e dicas de bem-estar.

Se quiser saber mais sobre calçados que ajudam no tratamento ou na redução dos incômodos causados por estes e outros problemas, conheça nossos produtos clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *