O uso de palmilhas ortopédicas no tratamento da fascite plantar

planta dos pés sendo massageada

A fascite plantar é a causa mais frequente de dores nos calcanhares e atinge de 3 a 7% da população. O tratamento para a doença é geralmente conservador, objetivando a redução da inflamação e a reabilitação do paciente, que pode ser beneficiado pelo uso de palmilhas ortopédicas.

As palmilhas oferecem o suporte, amortecimento e absorção de choque necessários a redução da pressão na fáscia. E se você deseja encontrar a mais adequada ao seu caso, continue lendo o nosso conteúdo.  

O que são as palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas são dispositivos médicos que auxiliam na redução da dor e atuam corrigindo deformidades nos pés, proporcionando mais conforto ao caminhar. Por fornecerem amortecimento e absorverem o choque, são extremamente benéficas no tratamento da fascite plantar.

Como escolher a palmilha ortopédica para fascite plantar

Na hora de escolher a palmilha ortopédica mais adequada à fascite plantar, o paciente deve levar em consideração o tamanho e o material do qual ela é feita. 

  • O tamanho adequado considera, em primeiro lugar, o tamanho exato dos pés. Mas não saber o tamanho dos pés não impede de encontrar a palmilha mais adequada; neste caso, use como referência a medida dos calçados mais usados e confortáveis que possui.
  • No caso do material, elas podem ser feitas de gel, EVA, espuma, cortiça, couro, lã e diversos outros, cada qual favorecendo o tratamento específico de uma patologia. Os modelos em gel e espuma são mais interessantes para a fascite plantar devido ao amortecimento e absorção do choque que oferecem. 

O que é a fascite plantar, quais seus sintomas e fatores de risco

A fascite plantar é uma inflamação decorrente da sobrecarga na fáscia plantar. A fáscia é uma banda de tecido fibroso e pouco elástico que se estende do osso do calcâneo aos dedos dos pés. Seu estiramento excessivo e a repetição de microtraumatismos leva à fascite plantar.

Os sintomas mais comuns da fascite plantar são dores na sola dos pés, especialmente após pisar no chão pelas manhãs, subir escadas e passar longos períodos em pé. Pode também apresentar vermelhidão ou inchaço.

Os fatores de risco são:

  • sobrepeso;
  • falta de atividades físicas;
  • idade;
  • deformidades nos pés;
  • encurtamento do tendão de aquiles;
  • ausência de alongamento.

Para saber mais sobre as causas e tratamento da fascite plantar, acesse o nosso conteúdo clicando aqui

Como escolher as melhores palmilhas para fascite plantar

Se está pensando em comprar uma palmilha ortopédica para o alívio das dores e tratamento da fascite anote as nossas dicas:

  • Considere a altura do arco: Os arcos não são do mesmo tamanho e faz sentido que as palmilhas também sejam produzidas em variados formatos. A mais adequada é aquela que corresponde ao contorno dos pés e fornece contato total de uma extremidade do arco com a outra.
  • Verifique o suporte para o arco: A saúde do arco pode ser beneficiada por uma escolha de suporte firme que resiste à pressão depositada sobre ele.
  • Os calcanhares: É preciso que cada passo dado seja devidamente amortecimento e que haja uma absorção de qualidade do choque natural que ocorre entre o solo e o pé. Quando há proteção adequada nos calcanhares, não apenas as dores são atenuadas, como há mais conforto e estabilidade na realização das atividades diárias. 

Os demais benefícios de usar palmilhas ortopédicas

Além de reduzir as dores causadas pela fascite plantar, as palmilhas ortopédicas protegem as nossas articulações, previnem lesões e promovem o alinhamento correto da coluna. 

A proteção das articulações se deve ao suporte oferecido por essas palmilhas, permitindo distribuir de maneira uniforme o peso do corpo e a pressão sofrida pelos pés. Já a melhoria geral no bem-estar é percebida ao amortecer de forma adequada e alinhar os pés de forma que a pressão em outras áreas do corpo é reduzida e conseguimos viver com mais qualidade.

Em nossa loja há palmilhas ortopédicas que oferecem o conforto e amortecimento necessários ao tratamento da fascite plantar, clique aqui e veja. Acompanhe também a blessed life no instagram e receba todas as nossas novidades!


Palmilhas Ortopédicas Blessed Life - Banner Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *