Você sabe o que é estresse crônico?

Sentimentos ligados ao estresse são completamente normais ao corpo, porém quando estes sentimentos tornam-se rotineiros é preciso acionar um sinal de alerta, você pode estar sofrendo de estresse crônico.

O que é estresse crônico?

O estresse é uma resposta biológica do nosso corpo à situações extremas, quando precisamos estar focados e atentos, o corpo libera alguns hormônios, como o cortisol e a adrenalina.
Estes hormônios nos preparam para agir, aumentando, por exemplo, nossos batimentos cardíacos, assim, ficamos em estado de atenção. O estresse nem sempre é ruim,  no caso de um esportista, estes hormônios são importantes para manter uma boa performance numa competição.
O ideal é que este estado de atenção não durem muito, somente durante um evento específico; quando há uma liberação dos chamados “hormônios do estresse” ocorrem constantemente no corpo temos um quadro de estresse crônico.

O que pode causar estresse crônico?

É difícil identificar quando os sintomas do estresse crônico se inicia, mas geralmente alguns fatores sociais podem contribuir para este quadro como: pressão no trabalho/estudo; dificuldades financeira, ou relacionamentos conturbados. O estresse crônico causa vários malefícios à saúde, bem como o aumento do desenvolvimento de algumas doenças.

Você também pode se interessar em ler: Saiba como funciona um calçado magnético

Sintomas

O estresse crônico afeta o corpo todo, por isso, o diagnóstico deve ser feito após um acompanhamento profissional, os sintomas podem ser tanto físicos quanto psicológicos e atingir pessoas de todas as idades. Os sintomas também variam de pessoa para pessoa, no entanto fique atento quando sentir:

irritabilidade;
fatiga;
dores de cabeça e/ou enxaquecas;
dificuldade de concentração;
pensamentos confusos e acelerados;
dificuldade para dormir;
perda ou ganho de apetite;
sentimento de baixa autoestima;
perda da libido;
doenças ou infecções constantes;
doenças gástricas.

Consequências para a saúde

Após um logo período de liberação constante dos hormônios do estresse, uma série de complicações podem surgir, dentre elas estão:

hipertensão;
problemas cardiovasculares;
diabetes;
obesidade
baixa imunidade;
desfunção sexual;
problemas de pele;
doenças autoimunes;
infecções respiratórias;
síndrome de burnout;
depressão;
ansiedade;
insônia.

Cuidando da saúde

Após o diagnóstico de estresse crônico, é preciso iniciar uma mudança no estilo de vida, a inclusão de pequenos hábitos podem contribuir consideravelmente para o bem estar de quem está sobrecarregado física e psicologicamente. Nem sempre é possível eliminar o gatilho do estresse em nossa vida, no entanto, identificá-los é fundamental no processo de recuperação. Confira alguns métodos de tratamento:

Fale com familiares, amigos, ou profissionais: suporte emocional é muito importante em toda fase do tratamento e deve ser feito quando e com quem você se sentir mais à vontade.
Exercite-se regularmente: quando você se mexe, seu cérebro produz outros tipos de hormônios, como a endorfina, que melhoram o seu humor e reduzem o estresse.
Meditação: manter a mente quieta e relaxada por alguns minutos pode ajudar a lidar melhor com os problemas cotidianos. Pesquisam sugerem que a técnica de mindfulness tem um impacto positivo no estresse, ansiedade e depressão.
Terapias corporais: você também pode cuidar da saúde por meio de métodos terapêuticos de cura, como acupuntura, reflexologia podal, entre outros.
Alimente-se melhor: uma boa ingestão de vitaminas e nutrientes ajuda a seu corpo se recuperar e trabalhar melhor.
Busque ajuda profissional: em qualquer estágio que você se encontre, é necessário um acompanhamento profissional para orientá-lo e medicá-lo, se necessário.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha sido muito útil. Se você tiver alguma dica, ou informação sobre este assunto, ficaremos felizes em esticar o papo com você! Envie seu comentário.

 

Fonte: Medical News Today
FreePik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *