Sapato vs Coluna: A escolha do calçado adequado para evitar dores lombares

dor lombar

Há diversas razões que explicam a ocorrência das dores lombares, uma delas é a escolha do calçado. É comum que o calçado incorreto não ofereça suporte adequado e exerça, também, pressão excessiva em apenas uma parte do pé, o que leva ao desalinhamento da coluna.

E as dores não são o único problema: o uso continuado de sapatos inadequados pode levar a danos permanentes como o encurtamento do tendão de aquiles, o desgaste dos discos e as alterações na marcha.

Para prevenir o desenvolvimento de problemas ortopédicos, aliviar as dores e oferecer suporte adequado aos pés, elaboramos um conteúdo contendo as principais dicas. Acompanhe e descubra como evitar a manifestação da lombalgia e viver uma vida com mais qualidade.

Descubra quais sapatos usar para evitar as Dores Lombares - Bessed Life

O que acontece quando escolhemos o sapato errado

A escolha incorreta do calçado pode provocar dores na coluna e no pescoço devido a um desalinhamento das vértebras da coluna. Isso acontece porque os nossos pés suportam o peso de nosso corpo e precisam absorver o impacto da pisada, além de auxiliar na manutenção de um alinhamento adequado da coluna. 

Quando o sapato não fornece suporte ou é estruturado de forma a causar pressão excessiva em uma área do pé – como é o caso dos saltos -, ocorre o desalinhamento, também chamado de “subluxação”.

A postura e a escolha do calçado

Sentar-se ereto e não se curvar está longe de ser apenas uma questão de etiqueta. Quando nos mantemos alinhados, estamos, na verdade, mantendo o peso de nosso corpo centrado, o que ajuda a manter o equilíbrio e melhora o desempenho de atividades cotidianas – além, é claro, o do desempenho esportivo.

A maioria das pessoas adquire maus hábitos em relação à postura, o que pode adicionar uma pressão extra aos músculos e as articulações, levando a dores e aumentando consideravelmente o risco de lesões.

Quais tipos de sapato evitar ao sentir dor lombar

Existem três tipos de sapato que devem ser evitados por quem sofre com a lombalgia: os saltos, chinelos e as sapatilhas. Eles são sapatos que desalinham a coluna e alteram a marcha, podendo provocar dores, sobrecarga nas articulações e problemas de equilíbrio.

Entenda:

  • Os sapatos de salto alto exercem uma pressão intensa na porção frontal do pé. Quando calçados, ocorre uma modificação da postura devido a posição não natural dos pés, que faz mover a região lombar sutilmente para frente interrompendo a curvatura natural da coluna. Seu uso continuado eleva o desgaste dos discos entre as vértebras, levando a uma sobrecarga nas articulações e nos ligamentos. 
  • Os chinelos afetam especialmente a marcha (a maneira como andamos), provocando problemas de equilíbrio e levando a episódios de dores no quadril, nas costas e nos joelhos.
  • Por fim, há tipos de sapatilhas que, como os chinelos, são prejudiciais à saúde ortopédica por não oferecerem suporte adequado ao arco dos pés. O arco auxilia na estabilização do pé, da coluna e das pernas, sendo essencial para garantir o alinhamento do corpo. A boa notícia é que existem sapatilhas ortopédicas que permitem manter a elegância e aliá-la ao conforto, como é o caso da sapatilha massageadora da Blessed Life. Clique aqui para saber mais.

Como escolher sapatos que evitem as dores lombares

Se deseja evitar dores lombares ou amenizar a intensidade da dor que tem sentido, há dicas que vão lhe ajudar, como a substituição de antigos calçados pelas alternativas menos danosas ou através do uso de calçados com amortecimento adequado. Assim:

  • Se necessário fazer o uso de salto alto, opte pelos mais baixos. Os saltos grossos são também boas escolhas por ajudar a distribuir o peso do corpo de maneira mais uniforme.
  • Escolha sapatos que ofereçam um bom amortecimento. Eles irão absorver o choque entre o solo e a sola do pé, proporcionando mais conforto e atenuando dores como as causadas pela fascite plantar.
  • Use palmilhas ortopédicas: Elas oferecem suporte ao arco dos pés permitindo que eles mantenham o alinhamento adequado, além de oferecer amortecimento para a pisada que, como vimos anteriormente, é importante para absorção do choque. 
  • Não use, em hipótese alguma, sapatos apertados: Esqueça essa história de sapatos “se ajustarem aos pés” após o uso continuado. Se os sapatos apertam ao experimentar, dificilmente eles vão ceder a ponto de se tornarem alternativas confortáveis. Quando muito justos, aumentam a tensão nos pés, o que afeta o alinhamento do corpo e a marcha. 

O que é a dor lombar e quais as suas causas

A dor lombar, também chamada de lombalgia, lumbago ou dor nos quartos, é o tipo de dor sentida na porção mais baixa da coluna, próximo à bacia. A região lombar é formada por vértebras que conectam tórax, cintura e as pernas, permitindo que realizemos a maioria dos nossos movimentos. 

É um tipo de dor extremamente comum, mas não configura uma doença. Ela é, na verdade, sintoma de pelo menos 50 patologias e sua classificação em dor aguda, subaguda, crônica ou referida também permite identificar melhor as suas causas (é imprescindível a consulta com um especialista e realização de exames clínicos para um diagnóstico assertivo). Se deseja saber mais a respeito, clique aqui.

As principais causas da lombalgia são posturais, mas a idade, o sedentarismo e a perda muscular são também razões que explicam o surgimento da dor. Indivíduos que fumam e se alimentam mal também estão mais propensos ao desenvolvimento da dor e demais problemas ortopédicos, por isso, atente-se aos seus hábitos e busque fazer escolhas mais saudáveis em seu dia a dia.

E quais os benefícios de usar o sapato adequado?

Além das vantagens já mencionadas, existem três outros benefícios associados ao uso do sapato adequado. Além do conforto, eles também são responsáveis pela prevenção de quedas, dormência e  evitam que ocorra o encurtamento do tendão de aquiles. Entenda:

  • Um estudo realizado pela Harvard Medical School em 2013 revelou que o uso prolongado de saltos altos poderia levar ao encurtamento do tendão de aquiles, reduzindo o passo, atrofiando músculos da panturrilha e mantendo os dedos permanentemente flexionados. Quando substituímos esse tipo de sapato por calçados mais adequados, nós evitamos o surgimento de lesões permanentes, além de auxiliarmos na recuperação dos danos causados pelo uso de sapatos inadequados.
  • Outro estudo, dessa vez da Sociedade Americana de Geriatria, mostrou que usar o sapato adequado pode prevenir quedas. Esse sapato deve ser capaz de oferecer um bom suporte ao arco do pé, ter bico arredondado, salto baixo, plano e um solado macio.

Por fim, sapatos desconfortáveis podem causar parestesia, aquela sensação estranha após usar algo apertado ou de tamanho inferior ao de nossos pés. A parestesia ou dormência ocorre devido a uma constrição do pé, quando ocorre pressão prolongada e intensa.

Mas talvez este não seja mais um problema com o qual você precise se preocupar. Seguindo as nossas orientações, é possível aliviar as dores e evitar o surgimento de problemas maiores. E se deseja obter calçados benéficos à saúde da coluna, clique aqui e visite a nossa loja. Aproveite para seguir a blessed life nas redes sociais e receber todas as nossas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *