Como ativar a circulação nas pernas

Má circulação nas pernas - Blessed Life

Se você já teve cãibra, dormência ou formigamento nos pés ou nas panturrilhas, pode dizer que já sentiu o esforço que nosso organismo faz para manter o sangue circulando de forma adequada.

Dores e incômodos como esses, frequentes principalmente nos membros inferiores, costumam acontecer quando o sangue fica parado em alguma região ou exerce uma pressão maior do que o normal nas veias e artérias.

Para que isso não aconteça, é preciso ficar atento à circulação nas pernas, garantindo que o sangue permaneça correndo por todos os órgãos de forma natural e constante.

No momento do incômodo causado por um formigamento nos pés, por exemplo, percebemos a força necessária para bombear o sangue do coração e do pulmão até a ponta de cada um dos dedos. Quando falta ou sobra pressão, ou quando há algum tipo de impacto ou peso em excesso, esse processo deixa de funcionar da maneira correta e impede o sangue de chegar onde precisa. Isso causa não só dormência, mas pode levar a consequências mais sérias, como varizes e trombose.

Alguns hábitos e ações simples podem ajudar nosso corpo nessa tarefa de manter o fluxo sanguíneo até os membros inferiores. Veja abaixo algumas dicas de como você mesmo pode contribuir para ativar a circulação nas pernas:

Não fique muito tempo na mesma posição

Períodos muito longos em uma cadeira podem impedir o corpo de manter o fluxo sanguíneo. Para ativar a circulação nas pernas, é importante movimentar-se e variar a posição do corpo com uma certa frequência. No trabalho, por exemplo, tente fazer pequenas caminhadas em intervalos ao longo do dia, para evitar ficar mais do que uma hora sem uma variação dos movimentos. Se possível, tente elevar as pernas acima da altura do quadril por alguns minutos: isso facilita o trabalho do sistema circulatório na hora de combater a gravidade levando e trazendo o sangue dos órgãos centrais.

Leia também: Chinelo comum x Chinelo ortopédico: conheça as diferenças

Aplique massagens e faça alongamentos

Com movimentos de baixo para cima, as massagens especializadas ajudam a ativar a circulação, a eliminar toxinas e a melhorar a oxigenação em todo o corpo. O ideal é que elas sejam feitas por profissionais, mas o hábito diário de massagear os pés e pernas já contribui para o fluxo sanguíneo. Outra dica é incluir na rotina um momento para se alongar, esticando bem as pernas e ativando os músculos da região.

Alimente-se bem e pratique atividades físicas

Um fator que interfere diretamente na circulação sanguínea é a quantidade de sal que ingerimos. Além disso, a hidratação do corpo pode fazer toda a diferença na eliminação de toxinas e na manutenção do bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive dos vasos sanguíneos. Priorizar alimentos ricos em nutrientes e evitar as opções muito salgadas podem contribuir para a circulação nas pernas. Além disso, atividades físicas regulares favorecem o bombeamento do sangue e melhoram o equilíbrio e a saúde de todo o corpo.

Use roupas e calçados adequados para melhorar a circulação nas pernas

Calças muito apertadas, por exemplo, podem fazer com que fique mais difícil para o corpo levar o sangue até e de volta dos membros inferiores, impedindo que o fluxo sanguíneo aconteça adequadamente. Sapatos com bico muito fino ou que alteram a anatomia do corpo, como os de salto alto, também impactam na circulação do sangue nas pernas e favorecem os problemas relacionados à ela, como as varizes. O ideal é usar roupas confortáveis e calçados ortopédicos, preferencialmente, priorizando o bem-estar e a saúde do corpo.

Você conhece outros métodos para ajudar a melhorar a circulação nas pernas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *