Há diversas razões que explicam a ocorrência das dores lombares, uma delas é a escolha do calçado. É comum que o calçado incorreto não ofereça suporte adequado e exerça, também, pressão excessiva em apenas uma parte do pé, o que leva ao desalinhamento da coluna.
E as dores não são o único problema: o uso continuado de sapatos inadequados pode levar a danos permanentes como o encurtamento do tendão de aquiles, o desgaste dos discos e as alterações na marcha.
Para prevenir o desenvolvimento de problemas ortopédicos, aliviar as dores e oferecer suporte adequado aos pés, elaboramos um conteúdo contendo as principais dicas. Acompanhe e descubra como evitar a manifestação da lombalgia e viver uma vida com mais qualidade.
A escolha incorreta do calçado pode provocar dores na coluna e no pescoço devido a um desalinhamento das vértebras da coluna. Isso acontece porque os nossos pés suportam o peso de nosso corpo e precisam absorver o impacto da pisada, além de auxiliar na manutenção de um alinhamento adequado da coluna.
Quando o sapato não fornece suporte ou é estruturado de forma a causar pressão excessiva em uma área do pé – como é o caso dos saltos -, ocorre o desalinhamento, também chamado de “subluxação”.
Sentar-se ereto e não se curvar está longe de ser apenas uma questão de etiqueta. Quando nos mantemos alinhados, estamos, na verdade, mantendo o peso de nosso corpo centrado, o que ajuda a manter o equilíbrio e melhora o desempenho de atividades cotidianas – além, é claro, o do desempenho esportivo.
A maioria das pessoas adquire maus hábitos em relação à postura, o que pode adicionar uma pressão extra aos músculos e as articulações, levando a dores e aumentando consideravelmente o risco de lesões.
Existem três tipos de sapato que devem ser evitados por quem sofre com a lombalgia: os saltos, chinelos e as sapatilhas. Eles são sapatos que desalinham a coluna e alteram a marcha, podendo provocar dores, sobrecarga nas articulações e problemas de equilíbrio.
Entenda:
Se deseja evitar dores lombares ou amenizar a intensidade da dor que tem sentido, há dicas que vão lhe ajudar, como a substituição de antigos calçados pelas alternativas menos danosas ou através do uso de calçados com amortecimento adequado. Assim:
A dor lombar, também chamada de lombalgia, lumbago ou dor nos quartos, é o tipo de dor sentida na porção mais baixa da coluna, próximo à bacia. A região lombar é formada por vértebras que conectam tórax, cintura e as pernas, permitindo que realizemos a maioria dos nossos movimentos.
É um tipo de dor extremamente comum, mas não configura uma doença. Ela é, na verdade, sintoma de pelo menos 50 patologias e sua classificação em dor aguda, subaguda, crônica ou referida também permite identificar melhor as suas causas (é imprescindível a consulta com um especialista e realização de exames clínicos para um diagnóstico assertivo). Se deseja saber mais a respeito, clique aqui.
As principais causas da lombalgia são posturais, mas a idade, o sedentarismo e a perda muscular são também razões que explicam o surgimento da dor. Indivíduos que fumam e se alimentam mal também estão mais propensos ao desenvolvimento da dor e demais problemas ortopédicos, por isso, atente-se aos seus hábitos e busque fazer escolhas mais saudáveis em seu dia a dia.
Além das vantagens já mencionadas, existem três outros benefícios associados ao uso do sapato adequado. Além do conforto, eles também são responsáveis pela prevenção de quedas, dormência e evitam que ocorra o encurtamento do tendão de aquiles. Entenda:
Por fim, sapatos desconfortáveis podem causar parestesia, aquela sensação estranha após usar algo apertado ou de tamanho inferior ao de nossos pés. A parestesia ou dormência ocorre devido a uma constrição do pé, quando ocorre pressão prolongada e intensa.
Mas talvez este não seja mais um problema com o qual você precise se preocupar. Seguindo as nossas orientações, é possível aliviar as dores e evitar o surgimento de problemas maiores. E se deseja obter calçados benéficos à saúde da coluna, clique aqui e visite a nossa loja. Aproveite para seguir a blessed life nas redes sociais e receber todas as nossas atualizações!