Se você anda sentindo dores nos pés ao realizar tarefas diárias ou durante a prática de atividades físicas, talvez seja a hora de adicionar um amortecimento extra à sua pisada: A palmilhas ortopédicas são ótimas aliadas no tratamento da dor e promovem um caminhar mais agradável.
São pensadas e desenvolvidas com o objetivo de reduzir a algia, corrigir deformidades nos pés, promover uma boa postura e realizar a compensação na diferença de tamanho das pernas.
Há diversos benefícios associados ao uso das palmilhas ortopédicas e se deseja saber mais a respeito, continue lendo o nosso conteúdo.
As palmilhas ortopédicas são dispositivos médicos feitos para aliviar dores e deformidades nos pés. Elas são capazes de auxiliar no tratamento de diversas patologias e fazem o uso de tecnologia que nos protege das irregularidades estruturais, além de promover melhoras na instabilidade e solucionar os problemas de marcha causados por questões morfológicas.
Elas podem ser utilizadas nas atividades cotidianas, no trabalho ou durante a prática de atividades físicas, possuindo uma vida útil variável (embora seja recomendado renová-las com frequência). Por serem removíveis, podem ser usadas com uma grande variedade de sapatos.
As palmilhas podem ser indicadas para o tratamento de diversas patologias, como ocorre em casos de artrite, bursite, em indivíduos com o pé chato, esporão do calcâneo, fascite plantar e outros tipos de lesões. Isto porquê:
Para ter uma real dimensão dos benefícios das palmilhas ortopédicas, precisamos entender que os nossos pés são estruturas complexas: há 26 ossos, centenas de músculos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.
Eles suportam o peso do nosso corpo e oferecem equilíbrio, razão pela qual as alterações afetam a estrutura e o alinhamento dos pés levando a consequências dolorosas; e razão pela qual, também, as palmilhas são tão importantes.
O principal benefício do dispositivo, conforme mencionado, é realizar a correção de problemas de alinhamento que levam a desequilíbrios mecânicos, além de atenuar as dores oriundas de diversas patologias. Elas também podem:
Sim, além de atenuar as dores, elas podem auxiliar na melhoria do desempenho durante a prática de atividades físicas. Muitos problemas na postura dos pés são causados como resultado de um estresse repetitivo produzido pelo movimento inadequado da estrutura.
Um indivíduo que possua o pé chato ou plano, por exemplo, não terá a proteção suficiente para as forças de choque absorvidas pelo arco dos pés durante a corrida.
Mudanças posturais também podem levar a alterações no modo da marcha, fazendo com que as palmilhas, mais uma vez, atuem na minimização dos movimentos anormais da porção inferior do corpo, reduzindo os riscos de contusões e economizando energia durante o exercício.
Entendendo como funcionam as palmilhas ortopédicas, a sua atuação no alívio da dor lombar é fácil de ser assimilada: uma base instável coloca o restante da estrutura física em desarmonia.
Quando o arco do pé é muito alto, muito plano ou há presença de outro tipo de anormalidade, pouco a pouco surge um desalinhamento dos pés em relação a canela. O desalinhamento da canela leva a um desajuste em relação aos joelhos.
Quando os joelhos sofrem deslocamento, a coxa, em determinado ponto, também sofrerá, fazendo com que o osso da região vá de encontro ao da pélvis. Toda essa somatória de instabilidade no quadril resulta em uma desestabilidade de coluna e assim que surge a lombalgia.
Se deseja saber como encontrar uma palmilha ideal ao seu problema, reunimos aqui as principais dicas que vão garantir que você encontre a alternativa mais apropriada.
Atente-se:
Sabendo agora quais critérios devem ser considerados no momento da compra, aproveite para conferir os nossos produtos clicando aqui. Siga também a blessed life nas redes sociais e receba as principais dicas de bem-estar!