O Isolamento Social Pode Piorar Problemas Ortopédicos

Não foi apenas a nossa rotina social que mudou com a pandemia da Covid-19; em decorrência do isolamento social, o agravamento dos problemas ortopédicos tem sido comum para muitas pessoas.

Quer saber mais sobre como você pode aliviar os problemas ortopédicos durante o isolamento? Continue a leitura!

Se você pode e continua fazendo o isolamento social, está colaborando não apenas para a sua saúde, mas também ajudando na diminuição da taxa de contágio da Covid-19. Isto é muito bom para você, sua família e toda sociedade. No entanto, alguns problemas de saúde tem aparecido nesses últimos meses, problemas psicológicos como estafa mental, estresse, ansiedade já são bastante discutidos, no entanto, os problemas ortopédicos também estão piorando ou surgindo em alguns lares em todo o mundo.

Os problemas ortopédicos são relativamente comuns em todas as idades, podem ser nas costas, nas pernas, ou articulações do corpo todo. Os problemas ortopédicos mais comuns são dores na lombar, dores nos joelhos e dores nas pernas e pés.

Leia também: Ciática: quais sintomas, como evitar e tratamentos

As causas dos problemas ortopédicos

O fator mais comum das dores no corpo durante o isolamento social é o sedentarismo, as caminhadas, os exercícios ao ar livre e na academia deixaram de ser rotineiros, por isso, algumas pessoas têm sofrido com a falta de mobilidade. O corpo também sente os efeitos da falta de atividades físicas e, com isso, as articulações ficam mais fragilizadas. Logo em sequência, com as mudanças de hábitos e rotina, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, tornando o trabalho mais seguro contra o contágio do vírus, porém nem toda casa possui a estrutura de trabalho de um escritório convencional, a cadeira geralmente não está preparada para as horas do expediente e, consequentemente, a postura tende a ficar prejudicada, piorando ainda mais as dores.

O que fazer?

A boa notícia é que para a maioria dos problemas ortopédicos, a solução ou o alívio pode vir com pequenos hábitos em seu dia-a-dia, sem a necessidade de grandes mudanças.

  1. Alonge-se!

    Se você possui um local em que pode deitar e esticar, já é o suficiente para começar a se alongar. Diversos exercícios podem ser encontrados online com dicas e sugestões de como alongar as articulações, sem a necessidade de equipamentos especiais. O alongamento e fortalecimento das articulações é essencial para aliviar, ou evitar as dores.

  2. Coma melhor.

    Uma alimentação balanceada, rica em proteína e baixo carboidrato e açúcares dará mais disposição e fortalecerá sua musculatura. Uma refeição nutritiva também melhora o sono, liberando os hormônios antioxidantes, que ajudam na disposição e bem-estar.

  3. Use calçados ortopédicos.


    Um grande aliado para manter sua circulação e as terminações nervosas ativas é o calçado ortopédico. Além de reduzir os impactos nas articulações, alguns modelos também melhoram a postura e combatem às dores. Saiba mais clicando aqui.

  4. Exercite-se em casa.

    Use a tecnologia a seu favor. Hoje é possível treinar com acompanhamento online de profissionais e aplicativos. Se você possui um pequeno espaço disponível no quintal, ou na sala, por que não arrastar o sofá e começar o treino hoje mesmo? Treinos funcionais que usam apenas a força do corpo são os mais comuns para este tipo de situação.

Agora você já sabe por onde começar! Compartilhe com a gente como está sendo a sua rotina durante o isolamento social. Melhorar nossa qualidade de vida neste período é essencial para que possamos sair dessa ainda mais fortalecidos, de corpo e mente 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *