Como funciona um calçado ortopédico

Está pensando em experimentar um calçado ortopédico? Aqui vamos explicar como seu corpo age quando você usa um calçado que possui a função ortopédica.

Os primeiros calçados ortopédicos registrados são da metade dos anos 1800, mas seu uso era restrito, foram nomeadas como botas mecânicas. Anos depois, em 1996, na França, surgiram os “calçados terapêuticos”. No entanto, na literatura médica da antiguidade, já existia o tratamento de pé torto feito com “sapato de chumbo de Creta”.

O que é um calçado ortopédico?

Um calçado só pode ser considerado ortopédico quando possui um formato anatômico e/ou massageadores presentes em sua base. Os tipos de calçados ortopédicos são variados, podem ser chinelos, sandálias, sapatilhas, ou até mesmo apenas palmilhas. O material usado também pode ser variado, mas, em sua maioria, é desenvolvido em material firme e resistente.

Quais benefícios um calçado ortopédico traz?

Os calçados ortopédicos trazem inúmeros benefícios, desde o alívio de dores nas pernas, até a regulação do sono. Como isso é possível? Utilizando a massagem de reflexologia podal. Esta técnica milenar consistem em determinar pontos localizados nos pés que correspondem a órgãos vitais do corpo. Confira a imagem abaixo. Os calçados ortopédicos alcançam estes pontos específicos para uma ou mais região, tratando ou aliviando as dores causadas pelo desequilíbrio no funcionamento de algum órgão.

A partir da massagem da planta do pé, também é possível restabelecer a circulação sanguínea, o alívio do estresse e cansaço, das dores nas costas, no esporão de calcâneo, estresse do metatarso, entre outras. Por isso, é importante que você esteja atento a qual benefício específico o modelo do calçado ortopédico traz.

Leia também: Mitos e verdades sobre reflexologia podal

Qualquer pessoa pode usar um calçado ortopédico?

Em geral, os calçados ortopédicos são ideais para todas as pessoas, porém se você necessita de um tratamento ortopédico ou vascular, é preciso buscar uma orientação médica. Os calçados ortopédicos trabalham como um complemento no combate às dores e estresse.

Quer descobrir qual é a melhor opção de calçado ortopédico para o seu caso? Conheça a loja Blessed Life! Você vai encontrar o calçado ideal para você, com qualidade incomparável e tecnologia patenteada.

2 Comentários

  1. Rosana Amaral disse:

    Bom dia! Ufo bem?
    Bom sinto muitas dores no calcanhar do pé esquerdo, já fui ao pronto socorro e o Dr me falou que pode ser esporão. Na vdd ainda não foi diagnosticado, para confirmação estou aguardando minha consulta com me médico. Mas gostaria de saber o que eu possa está usando para previnir as dores que ainda sinto. Pois a consulta só vai ser realizada no final do mês 10. infelizmente.

    • Blessed Life disse:

      Olá Rosana, obrigada por nos procurar. De acordo com o seu relato e com o pré diagnóstico do médico que você consultou, a dor que você refere no pé esquerdo é característico com o desenvolvimento do esporão de calcâneo. Para que você tenha a diminuição das dores nos pés causados pelo esporão, nós indicamos que você utilize calçados ortopédicos com altura mínima de 2 cm e máxima de 4 cm para que haja o amortecimento e a diminuição da descarga de peso na região do calcanhar ao caminhar, amenizando dessa forma as dores e os incômodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *