Mitos e verdades sobre reflexologia podal

Mitos e verdades da reflexologia podal

Já falamos aqui no blog da Blessed Life sobre os benefícios da reflexologia podal. A técnica concentra nos pés a aplicação de massagens pontuais, para aliviar dores, trazer relaxamento e equilíbrio ao organismo. A metodologia considera um mapa de estímulos na sola dos pés, que precisam ser ativados para gerar resultados ao longo de todo o corpo, proporcionando vantagens principalmente para o sistema nervoso.

Leia também: Você sabe o que é reflexologia podal e para que ela serve?

Alguns mitos rondam a aplicação da técnica, porém. Você sabia que mesmo crianças podem receber a reflexologia podal? Veja esse e outros esclarecimentos abaixo:

A reflexologia é uma simples massagem nos pés

Mito. Massagear os pés também pode trazer alívio de dores e relaxamento, entre outros benefícios para a região, mas é diferente da aplicação da reflexologia podal. Com a técnica, é possível conectar pontos do sistema nervoso para impactar todo o organismo por meio das zonas reflexas representativas do corpo que se encontram nos pés.

É possível usar bambus e outras ferramentas para aplicar a reflexologia podal

 Verdade. A técnica costuma ser executada com os dedos polegares ou indicadores, mas também pode ser feita com ferramentas diferentes para exercer os pontos de pressão nos pés.

A reflexologia não deve ser aplicada em crianças

Mito. Qualquer pessoa pode receber massagens nas zonas reflexas dos pés, para diferentes tipos de sintomas ou dores. Não só crianças, como idosos e mulheres grávidas podem sentir os benefícios da reflexologia podal, principalmente se aplicada por um profissional. Os efeitos são ainda mais indicados para pessoas portadoras de diabetes, AVC e problemas relacionados à circulação.

A reflexologia podal é considerada uma medicina alternativa

Verdade. Técnica milenar, a reflexologia é objeto de estudos em vários países e tem eficácia comprovada, sendo tratada pelo Ministério da Saúde como uma medicina alternativa. Ela é útil para o alívio do estresse, relaxamento do corpo, redução de dores, controle da pressão alta, dores na coluna, prisão de ventre, entre outros benefícios que se relacionam à saúde não só dos pés, mas de todo o organismo.

É possível receber a massagem da reflexologia podal através de calçados específicos

Verdade. Através de alguns calçados ortopédicos e massageadores é possível receber a massagem diretamente nos pontos especificos dos pés.

Sandália Ortopédica Gel - Reflexologia Podal

Um grande exemplo são as sandálias massageadoreas Blessed Life, que possuem em toda sua base superior bolhas antitensoras que atuam diretamente na ativação da circulação sanguínea e das terminações nervosas, produzindo a massagem de reflexologia podal.

Você tem dúvidas sobre a reflexologia podal? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário no espaço abaixo.

8 Comentários

  1. João Ferreira da Silva disse:

    Gostaria de saber mais sobre a reflexologia que descobre um fato passado, do tipo: o momento e causa de uma gagueira

  2. Ademir disse:

    Parabéns.. Bela Matéria..

  3. Ligia disse:

    Oi você acha dos cursos basicos da reflexologia pricipalmente os omline

    • Blessed Life disse:

      Olá Ligia, obrigada pelo seu questionamento. Sobre cursos online de reflexologia é necessário entender bem a fonte para verificar se as informações passadas são fiéis ao que o assunto defende. Para uma introdução no assunto acho válido os cursos online, mas para um aperfeiçoamento no assunto válido será um curso presencial com especialistas que atuam na área. Esperamos ter ajudado e desejamos muito conhecimento nessa caminhada. 🙂

  4. Carlos disse:

    Parabéns pelo conteúdo

  5. Marcia Paiva disse:

    Parabéns, pela matéria! Gosto muito do tema Reflexologia e também da prática. Gostaria de uma orientação sobre o curso e onde e como fazê-lo?

    • Blessed Life disse:

      Olá Márcia, obrigada por suas considerações. A respeito do curso de reflexologia a dica é que procure escolas certificadas pelo MEC, que tenham profissionais habilitados para a ministração da teoria e da prática do assunto. Para fazer um curso de reflexologia oriento que procure pela academia brasileira de reflexologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *