5 dicas para reduzir a ansiedade no isolamento social

Depois de mais de um ano convivendo com as restrições por causa da pandemia, deparamos com as consequências destas séries de mudanças na rotina. O “novo normal” parece ter trazido medo constante, perdas, estresse e ansiedade, tudo isto reflete em nossa saúde mental.

Manter a saúde do corpo e da mente tem sido um dos grandes desafios nestes dias, por isso, queremos compartilhar estas 5 dicas para reduzir a ansiedade no isolamento social para que o passar dos dias tornem-se mais leve e equilibrado para todo nós. Confira.

#1 Cuide da alimentação

Parece algo muito óbvio, mas durante a rotina corrida, temos a tendência a nos entregar à praticidade das comidinhas rápidas. Optamos por um alimento ultraprocessado no almoço, um fast food no jantar. A base de uma vida (e um futuro) mais saudável vem muito dos hábitos alimentares. Prefira alimentos naturais, aqueles não industrializados. Evite açúcar, ou faça você mesmo um doce, aproveitando ingredientes caseiros e de boa procedência.

#2 Afaste-se do excesso notícias

Manter-se informado é muito importante, principalmente durante o momento de pandemia que estamos enfrentando. No entanto, o excesso de informação atrapalha nossa saúde mental. O nível de ansiedade pode aumentar e interferir na qualidade do sono, na concentração, apetite e desencadear outros problemas durante o isolamento social.

Leia também: O Isolamento Social Pode Piorar Problemas Ortopédicos

#3 Reserve um tempo só para você

Você tem suas atividades, trabalho, casa, filhos, quase não sobra tempo para você respirar, certo? Com a mudança na rotina, muitas prioridades foram deixadas de lado e isso incluiu você? Imagine que se você não estiver 100% bem consigo mesmo, nada vai funcionar da maneira correta, por isso, foque em você.

Trinta, ou quarenta minutos por dia podem ser milagrosos. Busque alguma atividade com a qual você se identifica, como ler algumas páginas de um livro, meditar, assistir àquela série preferida, ou tomar uma taça de vinho ouvindo uma música boa. Relaxar e focar no presente farão com que você reduza sua ansiedade e esteja pronta para o próximo dia!

#4 Considere fazer um detox digital

De acordo com pesquisas recentes, o uso recorrente de dispositivos eletrônicos pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade e, ainda, traz prejuízos na qualidade do sono, compromete o foco, além de estar relacionado a episódios de comparação social e F.O.M.O. (sigla em inglês de Fear Of Missing Something), em português “Medo de Perder Algo” (tradução livre), que é um estresse social desenvolvido pelo medo de estar perdendo algo, seja uma notícia, evento, ou oportunidade, se não estiver conectado.

Tente reduzir as horas online, desligue seus dispositivos nos finais de semana, ou fora do horário de trabalho. Troque o tempo online alguma atividade em conjunto com a família, como jogos de tabuleiro, assistir a um filme, ou apenas descansar.

Leia também: Você sabe o que é estresse crônico?

#5 Não deixe os exercícios físicos de lado

O isolamento social nos afastou de muita gente e de muitas atividades. Ir à academia já não é uma opção segura, mas isso não significa que você precisa abrir mão das atividades físicas. Os exercícios têm uma função superimportante em nosso organismo, já que libera hormônios essenciais para uma vida mais saudável e equilibrada, reduz o estresse e a ansiedade logo nos primeiros minutos de atividade. Inicie sua rotina de exercícios com alongamentos, Yoga. Treinos funcionais também podem ser realizados em qualquer lugar da casa, como o quintal, ou sala.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários a sua dica para reduzir a ansiedade durante o isolamento social!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *