Pernas cansadas? Entenda as causas e como amenizar

Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho com dores nas pernas é algo comum e reflete o esforço físico realizado e o estresse acumulado. Muitas vezes, porém, a sensação de pernas cansadas pode acontecer em função da má circulação e pode não ter causas tão aparentes ou passageiras.

Quando esse é o problema, suas causas podem estar em uma insuficiência na circulação arterial ou na dificuldade do organismo em fazer o sangue voltar para o coração. Os sintomas ficam ainda piores quando há recorrência de hábitos como tabagismo e sedentarismo, mas todos devem ter cuidados para evitar dores nos membros inferiores e problemas ligados ao sistema circulatório em geral.

Cuidados importantes para evitar a sensação de pernas cansadas

  • Pratique atividades físicas regulares. O exercício frequente fortalece o corpo e previne várias doenças.
  • Aplique massagens locais e faça alongamentos. Faça movimentos de baixo para cima para ativar a circulação.
  • Evite deixar o corpo parado por muito tempo. Tente fazer pequenas caminhadas ou alongamentos durante o dia.
  • Cuide do sobrepeso do corpo. Tente se manter no peso ideal, com uma alimentação balanceada e saudável.
  • Em situações mais críticas, use meias de compressão. Elas ajudam a impulsionar o sangue para o lugar certo e evitam dores de circulação.
  • Use roupas e sapatos adequados. Peças muito apertadas podem dificultar o fluxo sanguíneo natural.
  • Se a dor for frequente e intensa, não deixe de buscar um médico, que possa te indicar os cuidados especiais que você deve ter para aliviar as dores nas pernas.

Leia também: Como ativar a circulação nas pernas

Impactos do calçado para evitar a dor nas pernas

O uso do calçado incorreto pode ser um fator de agravamento da sensação de pernas cansadas. Além da sobrecarga que o sapato pode causar aos membros inferiores, seu formato interfere diretamente na forma como o sangue chega e sai dos pés, influenciando na circulação e, consequentemente, levando a dores nas pernas e até a problemas mais sérios.

Da mesma forma, o salto alto é um dos grandes vilões da circulação sanguínea, principalmente se usado com frequência por pessoas sedentárias. Ao reduzir a amplitude do movimento da panturrilha, o salto alto prejudica o fluxo sanguíneo que passa por ela durante a passada, impactando na circulação de todo o corpo e assim gerando a dor nas pernas.

O que você pode fazer hoje para amenizar a sensação

A sensação de peso e cansaço nas pernas é apenas um sinal de que a circulação não está acontecendo da forma ideal. Com ela, é possível que apareçam também as varizes e pequenos vasos evidentes nas pernas, além de câimbras e hematomas. Concluindo, para cada pessoa os efeitos podem ser diferentes, mas um cuidado pode ser tomado por todos para evitar a dor nas pernas: o uso de calçados ortopédicos.

Leia mais: Chinelo ortopédico: como descobrir se está na hora de usar

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como os calçados ortopédicos podem ser benéficos para quem tem ou quer evitar problemas de circulação sanguínea e seus sintomas como a sensação de pernas cansadas.

1 Comentário

  1. Sandra Maria Dos Santos disse:

    Gostei do documentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *