O que é esporão de calcâneo (ou esporão de galo) e quais os seus sintomas

Esporão de calcâneo, conhecido popularmente como esporão de galo, é um pequeno osso que se desenvolve de forma anormal no calcanhar. Ele aparece quando o tecido da sola do pé, chamado de fáscia plantar, sofre muita tração e, com isso, acaba favorecendo o depósito de cálcio na região.

Comum entre atletas e praticantes frequentes de caminhadas e corridas, o esporão de calcâneo é ocasionado pelo esticamento constante desse tecido, movimento que causa fissuras e inflamação nos pés e pequenos sangramentos internos. O depósito excessivo de cálcio passa então a formar esse osso extra, que aparece principalmente em mulheres entre 40 e 50 anos.

Diversos fatores podem levar à tração recorrente do tecido da sola do pé e causar o esporão. Treinos intensivos, corridas muito frequentes e exercícios de alto impacto são alguns dos hábitos que podem levar ao seu surgimento. Além disso, o uso do calçado inadequado para práticas físicas pode dificultar os movimentos, aumentar a rigidez da região e sobrecarregar o calcanhar, levando também ao depósito anormal de cálcio que cria o esporão.

Sintomas do esporão de calcâneo (ou esporão de galo)

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde da Atenção Primária à Saúde (BVS APS),  o esporão costuma causar dor durante seu desenvolvimento ou quando pressionado, mas costuma ser assintomático em grande parte dos casos. Por não ter como característica a dor, os sintomas de incômodos nem sempre são sinais da existência do esporão.

Apesar disso, o próprio aparecimento do osso demonstra que a pessoa em questão já tem problemas ortopédicos. Por isso, a dor no calcanhar, muitas vezes associada ao esporão, pode na verdade ser consequência de questões como artrite ou inflamação do tecido da sola, ou mesmo da variação anatômica dos pés, que causa desalinhamentos na estrutura da caminhada e sobrecarga em partes específicas dos membros inferiores.

Como o esporão de calcâneo em si não costuma causar dores, é muito importante que sintomas na região do calcanhar sejam bem analisados para que o diagnóstico seja feito corretamente. Se você sente dores na área e tem dificuldade de alongamento e amplitude de movimento na panturrilha, o ideal é realizar exames radiológicos para identificar qual é o problema, junto ao médico ortopedista, e encontrar o tratamento mais indicado.

Esporão de calcâneo – Tratamentos

O tratamento para esporão de calcâneo visa aliviar a dor e melhorar a mobilidade do paciente. Existem várias opções disponíveis, que variam de tratamentos conservadores a intervenções mais invasivas, dependendo da gravidade do caso. Alguns dos métodos de tratamento incluem:

Medicamentos: O uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas ao esporão de galo.

Fisioterapia: Sessões de fisioterapia localizada podem ser prescritas para fortalecer os músculos ao redor do calcanhar, melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão na fáscia plantar.

Palmilhas e calçados ortopédicos: O uso de palmilhas ortopédicas e calçados adequados para us pode proporcionar melhor suporte ao arco do pé, distribuir o peso de forma mais uniforme e reduzir a pressão sobre o esporão.

Exercícios de alongamento: Alongamentos regulares das panturrilhas e dos pés podem ajudar a prevenir o enrijecimento da fáscia plantar, reduzindo o risco de desenvolver o esporão.

Ondas de choque: Terapia por ondas de choque é uma opção para casos mais resistentes ao tratamento conservador. O procedimento envolve a aplicação de ondas de choque de baixa intensidade na área afetada para estimular a cura.

Cirurgia: Em casos extremamente graves e resistentes aos tratamentos mencionados acima, a cirurgia pode ser considerada para remover o esporão de calcâneo e corrigir outras condições associadas, se necessário.

Lembrando sempre que apenas um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Como evitar os problemas de esporão

O desenvolvimento do osso na região do calcanhar também é conhecido como entesopatia de calcâneo e pode ser prevenido a partir de cuidados no dia a dia com a região dos pés. Alongamentos constantes nas panturrilhas podem ajudar no não enrijecimento do tecido da sola dos pés. Outra medida importante é reduzir as atividades de alto impacto e praticar atividades físicas de forma equilibrada, evitando a sobrecarga e o esforço contínuo e repetitivo. Além disso, o uso de calçados ortopédicos adequados para a prática de esporte e para o dia a dia ajudam a distribuir o peso nos pés e a evitar o acúmulo de cálcio que causa o esporão.

Você costuma sentir dores nos calcanhares? Já fez os exames médicos para identificar qual o problema e investigar se pode ser esporão de calcâneo? Fique atento à saúde dos seus pés e, em caso de dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Banner Sandálias para esporão de calcaneo - Blog Blessed Life

6 Comentários

  1. Flávio José de Mesquita Maia disse:

    Sinto dor no calcanhar, sou praticante de corrida de rua, faz uns 3 anos, será que é esporão?

    • admin disse:

      Olá, Flávio, obrigada por sua visita. Para um diagnóstico correto é necessário o exame de um especialista em ortopedia. Consulte um médico para a sua segurança 😉

  2. genesio souza queiroz disse:

    Oi visitei o saite sobre esporão no calcanhar mais já procurei o médico obrigado pelas dicas do problema gostei

  3. Roberto Juvino da Silva disse:

    Boa tarde
    Faz uns 2 meses que estou sentido dores no calcanhar, será que é esporao? Faz alguns anos que prático esportes corrida de rua

    • Blessed Life disse:

      Olá Roberto, obrigada pela sua pergunta. Diante do que você nos relatou, podemos desconfiar de esporão de calcâneo, fascíte plantar, mas também podemos pensar no desenvolvimento de uma tendinite calcânea. Pois a atividade física que o Sr. realiza é de alto impacto. Então para um diagnóstico mais preciso orientamos que procure por um médico ortopedista para estar fazendo as investigações necessárias para um diagnóstico mais preciso e dessa forma estar direcionando ao tratamento mais adequado. Esperamos ter ajudado, e estimamos melhoras. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *