Dicas de saúde para você começar 2019 com mais qualidade de vida

O ano começou com tudo e com certeza já encheu sua agenda de compromissos e sua cabeça de planos, certo? No início do ano, sempre listamos o que pretendemos fazer e como queremos melhorar nossas vidas ao longo dos meses seguintes, para terminar o ciclo com mais ganhos do que perdas. E que tal já começar 2019 com mais qualidade de vida?

Cuidar da nossa saúde precisa ser uma atenção de todos os dias, todos os meses e todos os anos. Mas talvez aproveitar o início de mais um ano seja uma boa estratégia para definir novos hábitos e passar a ter cuidados que antes você não tinha, garantindo mais bem-estar para hoje e também para os próximos anos que virão.

Pense no que mais você quer na sua vida e veja que muitas dessas coisas dependem de uma saúde forte, de um organismo bem preparado e com disposição para correr atrás de todos os sonhos. Dê o pontapé inicial de 2019 cuidando de cada parte do seu corpo e esteja pronto para ir conquistando um objetivo de cada vez.

Alguma dicas de por onde começar:

Beba muita água

O ano já começa na estação mais quente, e alguns cuidados precisam ser especiais durante o verão. Repor toda a água perdida com o suor, mesmo quando não estamos praticando exercícios físicos, é muito importante para manter a quantidade de água no organismo sempre no nível ideal. Ingerir líquidos é ainda mais primordial quando estamos fazendo alguma atividade que exige esforço ou em ambientes mais quentes, como a praia. Sempre bom lembrar, também, que o hábito de beber água vale não só para dias de calor: a média de dois litros por dia se aplica durante todas as estações.

Cuide da sua higiene

Uma gripe ou uma infecção podem acabar com todos os planos de um fim de semana ou prejudicar o desempenho em uma reunião de trabalho. Já pensou no quanto uma doença que pode ser evitada acaba impactando negativamente na nossa qualidade de vida? Para poupar seu corpo e manter a energia a mil todos os dias, uma saída é ficar atento à higiene. Lavar as mãos, trocar roupas de cama, manter os ambientes limpos e higienizar bem os alimentos que ingerimos são ações de extrema importância para uma vida mais saudável.

Descanse um pouco depois do almoço

Estudos já comprovaram que um cochilo depois do almoço ajuda na produtividade e na recuperação da energia. Dormir um pouquinho no intervalo do meio do dia vai te ajudar a ter mais disposição durante a tarde e a aumentar seu rendimento ou se sentir menos esgotado para fazer os programas que quiser. Avalie se a dica é válida para seu perfil e se realmente ajuda na sua disposição. Fazer um teste por alguns dias pode ser uma boa ideia.

Cuide de todos os membros do seu corpo

Cada pedacinho do seu organismo é importante para que o todo funcione perfeitamente. Cuide do seu coração, faça exames periódicos para acompanhar a saúde de órgãos como o estômago e os pulmões, mas não se esqueça de dar atenção também para membros como as mãos e os pés. Cuide da sua postura no trabalho, não faça esforços repetitivos e use calçados confortáveis para evitar dores e problemas futuros.

Leia também: Por que começar hoje a cuidar da saúde dos pés

Já comece 2019 com atenção total à sua saúde. Você vai ver, lá em dezembro, que cada ação de cuidado que você toma hoje faz toda a diferença na qualidade de vida que você constrói todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *