4 motivos que vão te convencer a parar de usar sapatos de salto alto

O salto alto não causa impactos muito grandes se usado com consciência. Uma vez ou outra, apostar em alguns centímetros a mais na altura pode ser uma forma de elevar a autoestima e ganhar um pouco mais de confiança. Com a altura e a elegância, porém, vêm também problemas sérios, como dores nas costas e prejuízos à saúde, quando o uso do salto alto é diário ou muito frequente.

Para te convencer de que os sapatos de salto baixo podem ser uma ótima opção para seu estilo e principalmente para sua saúde, separamos abaixo alguns dos vários motivos que podem te ajudar a optar pelo uso de calçados que priorizem o bem-estar. Veja 4 benefícios dos sapatos sem salto ou com salto baixo:

Melhora a circulação

Não costumamos dar tanta importância para as panturrilhas, mas são elas as responsáveis por direcionar o sangue das pernas para o coração. E são elas umas das mais prejudicadas pelo uso do salto alto, pois têm sua musculatura alterada com a forma diferente que os centímetros a mais causa no caminhar. Tudo isso faz com que o sangue se acumule mais nas veias das pernas, prejudicando o sistema circulatório de todo o organismo.

Leia também: 3 dicas para aliviar a dor nos pés

Evita as varizes

O mesmo acúmulo de sangue e excesso de pressão nas pernas que dificulta a circulação das panturrilhas para o coração é responsável pelo aparecimento das temidas varizes. Outros fatores podem causar as marcas nas pernas, como aspectos genéticos e esforço contínuo, mas o uso frequente de salto alto aumenta suas chances e ocorrências.

Aumenta o equilíbrio

A distribuição do peso do corpo só acontece de forma saudável quando respeitamos sua estrutura. Acrescentar alguns centímetros no calçado faz com que o centro de equilíbrio do corpo se perca e todo o sistema de balanço precise ser compensado. Com isso, um peso excessivo precisa se concentrar onde não deveria, causando instabilidade e até riscos de queda. Além desses riscos, a mudança no centro de equilíbrio pode causar descompensação em toda a estrutura da coluna e dores imediatas ou no futuro.

Reduz dores no joelho

A sobrecarga causada pelos sapatos de salto alto costumam impactar diretamente na saúde do joelho. O uso contínuo do salto causa tensão nos tendões e nos ligamentos, o que pode ter como consequências não só dores, como inflamações e problemas mais sérios, que podem aparecer no médio ou no longo prazo.

A postura e o estilo que os sapatos de salto alto acrescentam podem ser alcançados de outras formas, que impactem menos na saúde. Uma opção interessante é substituí-los por calçados ortopédicos. Eles priorizam o bem-estar e a qualidade da passada, sem abrir mão da beleza. Atualmente, existem vários modelos diferenciados, que previnem todos esses problemas e ainda complementam o estilo do vestuário.

Leia mais: 3 dicas para aliar conforto e estilo ao se vestir

Se quiser saber mais sobre os malefícios do salto alto e os benefícios de sapatos especialmente feitos para cuidar da sua saúde, continue acompanhando o blog da Blessed Life.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *