4 dicas para diminuir os desconfortos causados pelo frio

Não é só a gripe que pode te pegar durante o período mais frio do ano. No inverno, é bem comum que nosso organismo manifeste dores como as musculares e nas articulações, por motivos diversos relacionados às baixas temperaturas. Primeiramente, para amenizar pelo menos um pouco dos desconfortos causados pelo frio, uma dica é ficar em casa, embaixo das cobertas, tomando uma bebida quente. Mas sabemos que nem sempre isso funciona ou é possível, certo?

Um chá quente e um cobertor bem grosso não são má ideia para os dias em que o termômetro está mais próximo do zero. Mas existem outras formas de afastar as dores e incômodos que ele causa. Para te ajudar a se sentir melhor durante a estação, separamos abaixo algumas dicas. Veja só:

Pratique atividades físicas

Pode parecer loucura sair de casa para correr quando a temperatura está abaixo dos 10 graus, mas os exercícios físicos podem ser o fator que vai te fazer enfrentar melhor as baixas temperaturas. Os músculos são de extrema importância no aquecimento do organismo e precisam fazer um grande esforço para mantê-lo aquecido.

Por isso, no inverno, esse esforço é naturalmente bem maior, causando dores e sensações de incômodo. Para evitar o desconforto, a melhor dica é se movimentar. As atividades físicas trazem benefícios para o sono e reduzem a sensação de dor, permitindo que você enfrente o frio com mais tranquilidade.

Cuide das articulações

Da mesma forma, joelhos, ombros e cotovelos costumam sofrer mais com os efeitos do frio. Isso acontece porque o corpo, ao tentar se adaptar às quedas de temperatura, reduz a lubrificação dessas regiões e acaba gerando um esforço maior para os movimentos. Ao mesmo tempo, a distribuição do oxigênio do corpo fica diferente durante o frio e toda a estrutura muscular tenta criar mecanismos para manter o calor do organismo. Tudo isso causa dores nas articulações. Para evitá-las ou reduzi-las, mantenha as regiões bem aquecidas e protegidas.

Dica! Bolsas de água quente após um dia atarefado também podem contribuir no alívio da dor.

Esporão no frio: conheça essa e outras dores que se acentuam no inverno

Use luvas e meias quentes

A circulação sanguínea fica alterada durante os dias mais frios. Com isso, o corpo exige mais energia para conseguir levar o sangue e o calor para regiões como as mãos e os pés. Muitas vezes não notamos a diferença, mas manter as extremidades bem aquecidas ajuda nosso organismo em sua função circulatória, permitindo que ele use sua energia em outros processos, também importantes durante o frio.

Dica! Uma atitude simples como usar luvas e meias quentes pode contribuir na prevenção de outros incômodos causados pelo frio.

Priorize sua circulação

Definitivamente, não adianta muito manter o corpo aquecido se você usa roupas muito apertadas e não considera a anatomia do seu organismo. São vários os fatores que interferem em uma boa circulação sanguínea, e todos eles são de extrema importância quando o assunto são os desconfortos causados pelo frio.

Durante o período de inverno, é ainda mais importante usar calçados anatômicos, que favoreçam a caminhada e a circulação dos pés. Resumindo, com esse cuidado, você vai estar evitando a sobrecarga nas articulações, facilitando a circulação sanguínea e evitando problemas como o esporão de calcâneo, que costumam se acentuar nessa época.

Enfim, como você enfrenta os dias e as noites mais frias? O que faz para evitar os desconfortos causados pela baixa temperatura? Compartilhe com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *