Entenda a importância das terminações nervosas para seu corpo

As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo. Elas são divididas em terminações nervosas sensitivas e terminações nervosas motoras, com diferentes localizações e fisiologia.

As terminações nervosas sensitivas são caracterizadas pela sensibilidade a tipos variados de estímulo, gerando impulsos nervosos que atingem regiões específicas do cérebro para interpretação e reflexo do corpo. Já as motoras estabelecem contato com as fibras nervosas e órgãos como músculos e glândulas.

Elas são responsáveis por reações como a contração, a tensão e a sensibilidade em nossos órgãos, sendo essenciais para a manutenção da nossa vida e da nossa saúde. Entre suas funções estão os cinco sentidos: visão, audição, gustação, tato e olfato.

Segundo o Portal Educação, as terminações nervosas são divididas em diferentes classificações, sendo as mais relevantes:

Gerais

Ocorre em diversas regiões do corpo, com predominância na pele (terminações nervosas livres, encapsuladas, fusos neuromotores, órgãos neurotendíneos.

Especiais

Receptores restritos a determinada área, como na regina, orelha, língua e cavidade nasal, responsáveis pelos sentidos.

Leia mais: Como ativar a circulação nas pernas

Como os calçados interferem nas terminações nervosas

Calçados ortopédicos são capazes de melhorar a circulação sanguínea e de criar pontos de massagem nos pés, ativando as terminações nervosas e favorecendo a reflexologia podal. Com isso, o funcionamento do corpo fica mais efetivo e a saúde dos membros inferiores se torna melhor.

Escolher o sapato mais adequado para seu formato de pés e de pisada é uma forma importante de cuidar do seu sistema nervoso, para o presente e para o futuro. Problemas como calos nos pés acabam impactando também nas terminações nervosas e nos vasos sanguíneos, sendo importantes alertas para a saúde da região.

A reflexologia podal e seu impacto nas terminações nervosas

Técnica natural de massagem, a reflexologia podal é baseada em estímulos de pressão na sola dos pés, considerando pontos específicos como correspondentes de regiões do corpo humano, como contamos e explicamos no post Você sabe o que é reflexologia podal e para que ela serve?.  A metodologia tem eficácia comprovada na prevenção do stress e na melhora de questões relacionadas à circulação sanguínea.

As sandálias produzidas pela Blessed Life, por exemplo, possuem bolhas anti-tensoras em toda a sua base superior, contribuindo diretamente para a saúde das terminações nervosas.

Você conhece as funções das terminações nervosas para nosso corpo? Tem cuidado para que elas continuem exercendo seu papel com efetividade e saúde? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *