A técnica utiliza estímulos de pressão na sola dos pés, seguindo um mapa que indica a qual órgão cada ponto específico se refere e se baseando no princípio de que todo o organismo está conectado por canais de energia.
Entre os benefícios da reflexologia podal estão o alívio de dores em todo o corpo, relaxamento e equilíbrio da energia vital. A terapia é indicada para quem sofre de stress, depressão, problemas de circulação sanguínea e até questões cardíacas. Sua técnica natural parte do princípio de que há mais de 15 mil nervos passando pelos pés, e que todos eles causam reflexos em diferentes partes do corpo. A massagem, então, teria a função de acalmar o sistema nervoso, acionando pontos de relaxamento e identificando regiões de sensibilidade ou dor como sinal de alerta para um possível desequilíbrio da energia do corpo.
Leia também: Chinelo ortopédico: como descobrir se está na hora de usar
A reflexologia podal pode ser feita a partir de diversas variações de uma mesma técnica. Há formas de executá-la com bambus ou outras ferramentas, mas a mais comum baseia-se no uso dos dedos polegar ou indicador para exercer os pontos de pressão. A partir do mapeamento de cada zona da sola do pé, os dedos podem realizar os estímulos como pontos de energia e sensibilidade, refletindo nos órgãos vitais.
Também conhecida como massagem chinesa nos pés, a terapia surgiu há muitos séculos no oriente e é utilizada para amenizar dores e complementar outras técnicas, como reike e shiatsu. A reflexologia podal é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma terapia alternativa, com eficácia comprovada para prevenir o stress, identificar problemas no funcionamento do organismo e relaxar o corpo.
É indicada para problemas diversos, entre eles:
As sessões costumam durar aproximadamente 40 minutos e devem ser preferencialmente aplicadas por especialistas na área. Porém, uma das grandes vantagens da reflexologia podal é o fato de poder ser feita pela própria pessoa, sem necessidade de recursos ou ambientes especiais. Basta entender os pontos e como eles se refletem em cada órgão e aplicar a massagem nas regiões dos pés mais importantes para você.
Uma outra maneira de sentir os benefícios da refloxologia podal é através de calçados especificos desenvolvidos para massagear os pontos dos pés.
Um exemplo, são os calçados da Blessed Life, que possuem em sua base superior bolhas antitensoras que contribuem para a ativação da circulação sanguínea e auxiliam na ativação das terminações nervosas, produzindo a massagem de reflexologia podal.
Para saber mais sobre os calçados que produzem a massagem da reflexologia podal, acesse aqui.
Encontre com seus dedos das mãos a base inferior dos dedos centrais do pé direito. Essa região corresponde aos ouvidos e ao pescoço. Faça uma pequena pressão sobre o ponto e sinta como está a área: se você notar buraquinhos na região, significa que há falta de energia nesses órgãos. No caso de bolinhas mais duras, o indicador mostra que há excesso de energia. Em ambos os casos, você pode fazer pequenos movimentos circulares na região dos pés, por pelo menos 20 segundos, ou aperte e segure contando até 10. A região vai, aos poucos, relaxando e amenizando os incômodos e dores nos ouvidos e no pescoço.
Assim funciona com toda a sola do pé: cada região corresponde a um órgão diferente do organismo. Isso demonstra a importância que nossos pés têm para nossa saúde. Eles refletem o que nosso corpo está sentindo e dão sinais de doenças ou sobrecargas. Por isso é tão importante cuidar da nossa base, com terapias como a reflexologia podal ou oferecendo conforto e equilíbrio no dia a dia.
Você já conhecia a técnica da Reflexologia Podal? Ela tem sido efetiva para o seu corpo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
6 Comentários
Amei essa.materia faço reflexologia e queria entender..
Que bom que gostou, Lilian 😘😘
Faz mais ou menos 10 anos que tenho uma coceira bem no meio do pé esquerdo e nunca identificava o motivo, coçava tanto que às vezes tinha que pegar uma tampa de caneta para aliviar. no dia 08 do mês passado fui fazer uma ultra e descobri um cisto no pâncreas, depois disso fui olhar o mapa podal e vi que aquela área que coçava era exatamente o local do pâncreas. Não sei se há relação ou se foi mera coincidência.
Boa tarde.
Existe algum material ou livro que me ensine sobre reflexologia indicando o que cada ponto está trabalhando?
Exemplo : RIM o ponto serve para tratar dor de cabeça, dor estomacal….
Grata Ivany
Olá Ivany, obrigada pelo seu questionamento. Sim, tem livros que trazem informações a respeito do estudo da reflexologia podal. Segue o link de um dos livros que podem trazer algumas informações à você. https://drive.google.com/file/d/1Lbs3QgkHS084fm2VbtuAbplQcMm6IBOp/view
Esperamos ter ajudado e esperamos que haja muito entendimento e conhecimento nesta maravilhosa área que é a reflexologia. 🙂
Adorei esse ensinamento a muito tempo que eu queria saber