Os pés são aquela parte do corpo que normalmente não nos atentamos muito, a menos que exista alguma dor ou incômodo vindo lá de baixo. Os pés, no entanto, são mais importantes para o funcionamento do nosso corpo do que você imagina e graças a evolução humana eles foram perfeitamente moldados para nosso dia a dia. Aqui estão 11 curiosidades sobre seus pés que você provavelmente não sabia.
São seus pés responsáveis pela absorção do impacto, força e aderência para andar e correr.
Seu pé possui possui 26 ossos, 33 articulações e uma rede de mais de 100 tendões, músculos e ligamentos.
Em seus pés há mais terminações nervosas que em qualquer outra parte do corpo. No total são mais de 7.000 terminações nervosas em cada pé.
Leia também: Ciática: quais sintomas, como evitar e tratamentos
Em cada uma das 7.000 terminações é possível encontrar um órgão correspondente no corpo. É a chamada reflexologia podal, ao pressionar pontos específicos dos pés, estimula-se o sistema nervoso, abrindo caminhos de energia que podem estar bloqueados ou congestionados.
O pé humano é o único que possui dois arcos, um superior – o chamado arco tarsal transversal; outro inferior – o arco longitudinal medial. O formato exclusivo foi sendo adaptado ao longo dos anos e a junção destes dois arcos é responsável pela rigidez exclusiva dos pés humanos, nos permitindo caminhar por longas distancias e sem cair.
Um quarto de todos os ossos do corpo humano estão localizados nos pés, por isso, quando eles estão desalinhados, você sentirá os efeitos em outras partes do corpo.
Os pés têm 250.000 glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, quando estas glândulas se ativam, é possível produzir até 180 ml de suor por dia.
Os problemas mais comuns nos pés são causados pelo mau uso de calçados, como numeração errada e calçados anatomicamente desconfortáveis.
Saiba mais: Opções de calçados que vão te dar saúde e conforto
Os pés crescem rapidamente até os 4 anos de idade, após este período, diminui para uma taxa de crescimento de aproximadamente um tamanho por ano até a metade da adolescência, quando o pé estiver em tamanho normal.
Os tamanhos de pés considerados comuns no Brasil é de 34 a 38, sendo os calçados mais vendidos são de tamanhos entre 35 e 38.
A primeira numeração de calçados surgiu em 1688, na Inglaterra. Sapateiros da cidade se juntaram para padronizar o tamanho dos calçados e, anos mais tarde, com a Revolução Industrial, a unidade métrica chamada ponto se popularizou e entrou no primeiro sistema de numeração para fábricas de calçados, criado em 1800, nos Estados Unidos.
Gostou das nossas curiosidades? Você já conhecia alguma? Comente aqui e compartilhe nosso conteúdo!
Fontes: nature.com
nationalgeographic.com
bridgewater.nhs.uk
2 Comentários
Estes calçados são de ótima qualidade,
Eu comecei a usar uma sandália, nos primeiros dias foi orivel , muita dor e desconforto .
Como as recomendacois das sandalia falam , apartir do décimo dia foi melhorando tanto q hoje com 3 meses de uso não fico mais nem um dia sem usar a minha sandália.
Tinha muitas dores nas pernas e nos pés, aliviou 90%.
E muito recomendado.
Oi Vagna. Que bom que os calçados reduziram suas dores. Ficamos felizes e gratos pelo seu relato. Desejamos que você se recupere ainda mais. Seja sempre bem-vinda por aqui.