Sandálias ortopédicas e diabetes: qual a relação?

O diabetes é uma doença que exige diversos cuidados para evitar maiores problemas e poder possibilitar uma vida tranquila e normal ao paciente. Entre os principais pontos de atenção para os diabéticos está os pés, que atuam como sinais da doença e podem representar um foco relevante de complicações, que podem ser evitadas com cuidado e controle.

A doença é causada pela falta de insulina no corpo, gerando o aumento da glicose no sangue e consequências como danos ao sistema imunológico, aumento do risco a infecções, obstrução de veias e artérias, enfraquecimento muscular e alterações na visão. O diabetes afeta milhões de pessoas no Brasil mas, apesar de ser considerada uma doença crônica, pode ser tratada de forma a possibilitar uma vida normal, a partir de hábitos saudáveis e acompanhamento médico constante.

Diabetes e a saúde dos pés

Entre as consequências do diabetes está o pé diabético, condição associada ao aumento da glicemia, que acontece quando uma área infeccionada dos pés evolui para algo mais sério. A doença deixa a região mais suscetível a problemas, por deixar o sangue mais espesso e dificultar a circulação sanguínea. Por isso, é fundamental cuidar bem da saúde dos membros inferiores, principalmente para quem já foi diagnosticado. Ao mesmo tempo, a doença reduz a sensibilidade e, com isso, fricções ou movimentos repetidos podem acabar se tornando um problema maior.

Por esses motivos, proteger os pés é fundamental para diabéticos, o que torna as sandálias ortopédicas um item essencial para quem quer conviver bem com a doença.

Leia também: Chinelo comum x Chinelo ortopédico: conheça as diferenças

Vantagens das sandálias ortopédicas para quem tem diabetes:

  • Deixam a pele respirar, evitando infecções, frieiras e problemas na pele que podem evoluir para questões mais críticas
  • Evitam fricções em pontos específicos dos pés, que poderiam causar feridas de difícil cicatrização
  • Protegem a área de contatos com o ambiente externo, cuidando para não ocorrerem cortes, mesmo que superficiais
  • Contribuem para a melhoria da circulação sanguínea, evitando problemas nas artérias que podem levar a efeitos graves no coração
  • Ajudam no equilíbrio da caminhada, poupando possíveis quedas e consequências mais graves de lesões e cortes
  • Deixam a prática de atividades físicas mais confortável e segura, ajudando no controle do peso e na manutenção de hábitos saudáveis

Deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida sobre como as sandálias ortopédicas podem ser importantes para os cuidados com os pés e a convivência com o diabetes, valorizando o conforto e a saúde, sem perder em beleza e elegância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *