Esporão no frio: conheça essa e outras dores que se acentuam no inverno

A relação entre baixas temperaturas e dores no corpo é algo que vai muito além de mitos e previsões. O aumento de problemas como o circulatório é comprovadamente atrelado a fatores como o frio, que geram necessidades de adaptação ao organismo e, com isso, causam consequências diversas.

Entre os problemas vindos junto com a chegada do inverno está a intensificação do esporão de calcâneo. Muito comum entre os praticantes de corridas e caminhadas, o problema costuma aparecer na sola do pés em função do acúmulo de cálcio, criando um pequeno osso no calcanhar. O relato da acentuação do esporão no frio é comum e está relacionado à vasoconstrição causada pelas baixas temperaturas. O frio dificulta o fluxo sanguíneo e, com isso, prejudica o processo desinflamatório, causando mais dores do que em temperaturas mais quentes.

Leia mais: O que é esporão de calcâneo e quais os seus sintomas

Uma dica importante para quem sofre com esporão de calcâneo nos períodos mais frios é usar compressas de água quente. A indicação pode ser útil também para outras dores que costumam piorar durante o inverno.

Tendinites e artrites

O tratamento de lesões ortopédicas tende a ser mais desafiador durante períodos frios, pois dificulta a reação do organismo em casos como os de tendinite e artrite. A redução de temperatura causa a contração involuntária dos músculos, o que pode ser prejudicial se estendido por um período longo. Em temperaturas baixas ou estações frias que duram muito tempo, o corpo passa um período maior tendo dificuldades de reagir a problemas que envolvem articulações e inflamações de forma geral.

Dores no joelho

O agravamento das inflamações durante o frio afeta de forma especial as articulações, causando dores que podem afetar intensamente os joelhos, por exemplo. Pessoas que já possuem predisposição a problemas em terminações nervosas são ainda mais afetadas, principalmente quem possui diabetes, está acima do peso ou pratica muitas atividades físicas, causando sobrecarga nas articulações e maior chance de sentir incômodos no período frio.

Leia mais: Cuide melhor das suas articulações com essas 5 dicas

Vasoconstrição e má circulação

O frio faz com que os vasos sanguíneos sejam comprimidos e percam parte da função dos músculos na circulação, que também são afetados pelas baixas temperaturas. Com isso, o bombeamento de sangue para as extremidades do corpo fica mais difícil e pode causar dores, principalmente nas pernas. O efeito é ainda pior para quem sofre com problemas de pressão ou tem colesterol alto, prejudicando ainda mais a atuação das veias e do coração.

Leia também: Entenda a causa das dores de circulação durante o frio e saiba como amenizá-las

Para amenizar a acentuação do esporão no frio e as demais dores causadas pela queda nas temperaturas é necessário se manter aquecido e buscar usar roupas e calçados adequados, que te protejam e não prejudiquem a circulação ou sobrecarreguem as articulações. Uma ótima dica é o uso de sandálias massageadoras, que consideram a anatomia e a segurança dos pés e causam alívio nos sintomas, além de evitar problemas nas articulações e prevenir o esporão de calcâneo.

Outra indicação importante é manter hábitos saudáveis durante todas as estações do ano, se alimentando bem e praticando exercícios físicos de forma regular e equilibrada. Assim, você aumenta sua imunidade e evita problemas que podem intensificar as dores que o inverno traz.

Você sente mais dores durante o período frio? Como o inverno afeta seu organismo e sua rotina? Já experimentou usar sandálias massageadoras para aliviar os sintomas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *