3 dicas para aliviar a dor nos pés

É muito comum sentirmos dores nos pés, principalmente depois de um dia inteiro em pé ou de períodos intensos de exercícios físicos. Além de situações específicas que exigem um esforço acima do normal, fatores genéticos e problemas mais sérios também podem acabar levando a dores intensas nos membros inferiores.

Para aliviar a dor nos pés, é importante ter cuidados que devem ser aplicados todos os dias e durante toda a vida. Mas, se em algum dia o incômodo for maior, algumas dicas podem te ajudar a gerar um pouco mais de alívio. Em casos em que a dor já é frequente e constante, a recomendação é sempre consultar um médico especialista, que vai poder indicar exatamente qual a origem da dor e a melhor forma de tratá-lo.

Se você está sentido dor nos pés e procura uma forma rápida de gerar alívio, confira as dicas que separamos abaixo:

1 – Massagear os pés com movimentos circulares

A primeira ação que você pode fazer para aliviar a dor nos pés é uma massagem relaxante nos pontos em que o incômodo se concentra. Tente pressionar as regiões mais doloridas, fazendo movimentos circulares na intenção de dissipar a dor. A técnica é a base da reflexologia podal, que trata dores em todo o corpo a partir de pontos específicos de pressão nos pés. Outra forma de criar essa pressão é usando bolinhas ou objetos não pontiagudos embaixo dos pés, pressionando-os com a ajuda da própria gravidade. Dessa forma, você pode aliviar a dor de forma imediata.

Leia também: 4 vantagens das sandálias massageadoras para seu corpo

2 – Levantar os pés acima da altura do corpo

A circulação sanguínea nos membros inferiores interfere diretamente na saúde dos pés e no conforto ao andar. É sempre importante ficar atento a roupas e calçados muito apertados, por exemplo, que podem impedir que o sangue circule da forma adequada, causando dores e até problemas mais sérios. Em caso de dores pontuais, uma dica é elevar os pés na hora de descansar, usando um banco ou mesmo almofadas e travesseiros ao se deitar na cama. Dessa forma, você estará facilitando o retorno do sangue e o funcionamento do sistema circulatório, aliviando a sensação que costumamos sentir de peso nas pernas e o possível inchaço nos pés.

3 – Priorizar sapatos confortáveis

Pressionar pontos estratégicos na sola dos pés e facilitar a circulação do sangue são duas formas de aliviar a dor nos pés e duas das características de sapatos desenvolvidos a partir de princípios ortopédicos. Ao usar calçados confortáveis e especializados, você vai estar proporcionando aos seus pés movimentos mais leves e adequados para cada formato e tipo de pisada. Assim, dores causadas por esforço repetitivo e dificuldade de circulação podem ser minimizadas de forma constante, fornecendo mais saúde para os pés.

Leia também: Dor nos pés: qual profissional procurar?

Reduzir a dor nos pés pode fazer toda a diferença no seu dia a dia e na sua qualidade de vida. Mas se a dor persistir, não deixe de consultar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *