3 problemas no joelho que você pode evitar

O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Ele une estruturas ósseas essenciais para a movimentação correta de nossos membros inferiores, absorvendo a carga de todo o organismo a cada passo. Dores localizadas nessa região, portanto, podem trazer várias limitações e prejudicar a qualidade de vida. Por isso é tão importante tomar todos os cuidados necessários para evitar problemas no joelho, hoje e no futuro.

Conheça alguns dos problemas que você pode poupar cuidando da saúde dos joelhos:

    Artrite: comum em pessoas com mais de 40 anos, a doença é caracterizada pela inflamação das articulações. Entre os tipos mais comuns está a artrose, que provoca dores ao acordar e tende a ir melhorando ao longo do dia e com repouso. Sua causa pode estar relacionada a uma infecção, trauma ou depósito de cristais, e pode chegar a resultar em problemas na cartilagem do joelho.
    Bursite: é a inflamação das bolsas que ficam em volta do joelho, afetando músculos e tendões. Seus efeitos são sentidos principalmente com movimentos que exigem muito esforço dos joelhos, como subidas muito íngremes. A bursite também pode causar inchaço e febre local.
    Distensão ou entorse: a prática de exercícios de muito impacto, um trauma localizado ou pancadas na região do joelho podem causar lesões como a distensão ou o entorse. Suas consequências podem ser simples, como um pequeno inchaço na região, mas também podem se agravar e levar a problemas mais sérios. Para evitá-los, é importante cuidar do equilíbrio dos membros inferiores e evitar fatores que favoreçam quedas ou impactos.

Problemas como esses têm diferentes causas e tratamentos, mas costumam ser identificados por inchaço, vermelhidão e instabilidade, além de dores específicas na região do joelho. Ao aparecimento de algum desses sintomas, é muito importante procurar um médico especialista, como o ortopedista, clínico geral ou reumatologista, que vai poder apontar qual é o diagnóstico e indicar a melhor forma de relativizar ou eliminar a dor.

Leia mais: Benefícios das sandálias ortopédicas para sua coluna

Evitando problemas no joelho

Para evitar problemas no joelhocomo os citados acima, é essencial manter o corpo em movimento. Uma das principais causas dos problemas na articulação é o sedentarismo, que deve ser combatido em todas as fases da vida para manter o corpo saudável. Pratique exercícios físicos regularmente, de preferência opções de atividades que não gerem muito impacto, preservando o bom funcionamento das articulações.

Outra medida importante para a prevenção desses males é o uso do calçado adequado. Usar salto alto com frequência, por exemplo, tende a inclinar os joelhos para dentro, para compensar o equilíbrio do corpo, comprometendo a divisão de peso entre as pernas e suas regiões. Ao mesmo tempo, calçados como chinelos, com solado reto, não favorecem o formato dos pés e causam sobrecarga na passada, impactando também na função dos joelhos.

Escolher um sapato ortopédico é priorizar a saúde dos pés, das pernas, dos joelhos e de todo o corpo, evitando problemas no futuro e favorecendo movimentos corretos e a postura ideal. Com eles, é possível prevenir os problemas no joelho<> que afetam tantas pessoas e reduzem seu bem-estar.

Você tem problemas no joelho? O que tem feito para evitá-los ou para tratá-los? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *