Se o esporão do calcâneo surge em decorrência do excesso de pressão depositado na região do calcanhar, proteger e manter os nossos pés confortáveis surge como a melhor alternativa para quem deseja conter o crescimento e aliviar as dores associadas à patologia.
Mas você sabe o que significa oferecer conforto aos pés? Não se trata apenas de um calçado macio, mas um que ofereça o suporte adequado, permita caminhar com qualidade e previna o surgimento de complicações a longo prazo.
Para te ajudar a encontrar este calçado, elaboramos um conteúdo com as principais dicas do que procurar, evitar e os melhores tipos de sapatos para quem deseja evitar o desenvolvimento de esporões. Acompanhe e descubra!
Um esporão surge quando o calcâneo, maior osso do pé, absorve uma quantidade significativa de choque e pressão, criando depósitos de cálcio à medida que a fáscia plantar se afasta da área do calcanhar – o que gera a protrusão óssea.
Por esta razão, os calçados que ajudam a tratar o esporão são aqueles que possuem amortecimento adequado na área do calcanhar para absorção do choque, levando ao alívio das dores causadas pela fascite plantar e impedindo, também, o crescimento da saliência óssea.
Quando o sapato não possui amortecimento extra na área do calcanhar, haverá o acúmulo de pressão nas partes do pé que tocam o chão primeiro. A pessoa que possui um esporão pressiona a saliência em seu primeiro contato com o solo, o que contribui para o crescimento e para a intensificação da dor em casos de fascite.
Os sapatos mais adequados são aqueles que se moldam à forma do pé e permitem que o impacto dos passos seja absorvido de forma homogênea, evitando o choque do calcanhar e o desenvolvimento da protuberância.
Há dois tipos principais de sapatos que devem ser evitados por quem possui esporão do calcâneo: o salto alto e os chinelos convencionais.
Embora possa soar como uma constatação óbvia, os melhores tipos de calçados para quem possui esporão do calcâneo são os calçados confortáveis.
Além da escolha de sapatos adequados, o uso de palmilhas ortopédicas pode beneficiar quem possui o esporão do calcâneo e demais patologias ortopédicas. Isto porque, além de beneficiar uma melhor postura – evitando também as dores lombares -, elas oferecem amortecimento adequado às dores no calcanhar e distribuem melhor o peso do corpo.
As palmilhas ortopédicas também são responsáveis pela correção dos desvios de pisada, pela manutenção da saúde das articulações e pelo estímulo sanguíneo nos pés. Vale destacar que nem todas as palmilhas ortopédicas são voltadas à prevenção e ao tratamento do esporão. Há dois tipos mais indicados, como a palmilha ortopédica ativadora, que atua no alívio direto das dores e a palmilha massageadora, que prevenirá o desenvolvimento do esporão.
O osso do calcâneo, maior de nosso pé, possui uma camada de células queratinizadas recoberta por tecido gorduroso que impede a desidratação da pele e estimula o amortecimento do impacto. Quando há o uso de força excessiva e constante na região do calcanhar, durante certo intervalo de tempo, surge o esporão.
Os motivos de sua origem justificam a importância de optar por calçados que reduzam a sobrecarga nos pés e ofereçam o amortecimento necessário para proteger contra as colisões com o solo.
Além das escolhas adequadas de calçados e uso das palmilhas ortopédicas, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir o surgimento de esporões, impedir o seu desenvolvimento ou atenuar dores associadas. São elas:
Se deseja saber mais a respeito do esporão do calcâneo e quais os tratamentos recomendados, clique aqui e acesse o nosso conteúdo.
Impedir o desenvolvimento do esporão do calcâneo ou reduzir as dores a ele relacionadas deve começar pelo adeus aos calçados desconfortáveis, muito apertados ou velhos o bastante para não oferecerem mais o amortecimento necessário.
Em nossa loja estão disponíveis alternativas para quem deseja viver com mais qualidade, conforto e limitar o crescimento do esporão, clique aqui e conheça as nossas alternativas. Para ler mais sobre o esporão do calcâneo, visite o nosso conteúdo aqui e leia também sobre a fascite plantar, muitas vezes associada à patologia.
2 Comentários
Ótima essa informação! Estou sofrendo muito com esporão e não sabia que chinelos convencionais não prestam.AGRADECIDA
Olá Creuza, que bom que gostou das informações trazidas em nosso blog. Infelizmente os calçados convencionais eles vem mais bonitos esteticamente falando e menos funcionais em prevenção ou até mesmo tratamento de patologias plantares. Por isso, quando for escolher um calçado para o seu dia a dia escolha calçados que lhe trarão benefícios, conforto, bem estar e que irá aumentar sua qualidade de vida. Esperamos ter lhe ajudado com mais essa dica. 🙂