A dor nas costas é umas das dores mais frequentes em adultos e possuem muitas origens, algumas vêm e vão. Normalmente não possuem gravidade, nem necessitam de um tratamento específico, basta corrigir a postura, ou evitar carregar pesos. A ciática, diferentemente das outras dores, inicia-se a partir de um processo inflamatório, por isso, exige um cuidado especial.
O nervo ciático é o nervo mais longo do seu corpo. Começa na parte inferior das costas e se divide entre os quadris, nádegas, pernas e pés de ambos os lados, por isso, este nervo é tão importante e merece ser bem cuidado.
A ciática geralmente começa com uma hérnia de disco na coluna lombar, parte inferior das costas.
As vértebras estão separadas por discos, que também servem como amortecedores de impactos. Quando estes discos se desgastam, por ação natural do tempo, ou por uma lesão específica, surgem as hérnias, pequenas protuberâncias nos discos. A dor intensa da ciática aparece quando estas hérnias pressionam o nervo ciático que se localiza na coluna vertebral.
O sinal mais evidente da ciática é a dor que irradia da lombar, parte inferior, até as costas ou para o lado ou as pernas. Pode variar de dor leve a dor aguda e intensa. Você também pode sentir dormência, formigamento e fraqueza na perna ou no pé.
A saúde das costas também é reflexo da saúde do seu corpo. O sobrepeso é uma das principais causas e agravamento da ciática, assim como o diabetes, que propicia danos nos nervos. Mantenha atenção no seu trabalho, evite carregar pesos, ou ficar muito tempo sentado.
Leia também: O que é esporão de calcâneo e quais os seus sintomas
A boa notícia é que para a maioria das pessoas, algumas atitudes diárias melhoram a ciática de maneira gradual e efetiva. Confira alguns tratamentos, porém, não se esqueça sempre da recomendação médica para o seu caso.
Exercícios como Ioga, musculação, natação, Pilates são as melhores opções.
Acrescente em sua dieta alimentos com ação anti-inflamatória, como gengibre, frutas vermelhas, couve, alho, aveia, pimentas, abacaxi, lentilha, brócolis etc. Para ver mais alimentos, clique aqui.
o calçado correto pode ajudar na postura e no relaxamento dos músculos, assim como reduzir o impacto das hérnias de discos no nervo ciático. Para saber mais, clique aqui.
Sessões em profissionais especializados como quiropratas podem ajudar a amenizar as dores na região.
Então, gostou das nossas dicas? Possui alguma dúvida sobre a ciática ou tem alguma informação para compartilhar com a gente? Escreve para nós pelo formulário abaixo e continue com a gente aqui no blog para conferir outras dicas 😉
Fonte: WebMD