Você já ouvir falar em doenças reumáticas? Se você sente muitas dores nas articulações, como joelhos, ombros e tornozelos, já deve ter feito pelo menos uma visita a um consultório de reumatologia.
A artrose é uma doença que afeta as articulações e outros componentes relacionados, como os ligamentos e o líquido sinovial. Os principais sintomas costumam ser dores na região, inchaço e dificuldades de movimento, impactando principalmente a coluna, joelhos, quadris e mãos. O grande problema da artrose está na progressão da doença, que vai se intensificando ao longo do tempo se não for bem tratada.
Leia também: 3 problemas no joelho que você pode evitar
Pense em uma bolsa ou mochila que, a cada movimento, vai desgastando aos poucos as presilhas que a compõem, principalmente aquelas que conectam uma parte a outra. Quando duas partes se movem – muitas vezes em direções diferentes – mas precisam manter uma certa conexão, a tendência é que haja um desgaste que vai acontecendo aos poucos, algumas vezes gerando danos maiores.
O processo que acontece com bolsas e mochilas e com diversos objetos que usamos no nosso dia a dia é parecido com o que ocorre no nosso corpo. Nossos ossos ficam conectados em regiões que chamamos de articulações, a partir de um elemento conhecido como cartilagem. Ela tem a função de reduzir o impacto e permitir que as extremidades ósseas deslizem entre si sem que o atrito os prejudique. Com o tempo, essa função pode ser alterada e causar a artrose.
Leia também: Existe idade para começar a usar calçados ortopédicos?
Também conhecida como osteoartrite, doença articular degenerativa ou artrite degenerativa, a artrose tem dois tipos diferentes, sendo os dois causados pelo uso excessivo das articulações. Isso pode ser consequência de um processo natural de envelhecimento do organismo, de movimentos repetitivos que sobrecarreguem determinadas regiões do corpo ou por doenças já existentes, como diabetes, obesidade, gotas, entre outras.
Primeiramente, para evitar ou tratar o problema, é necessário visitar um consultório de reumatologia e consultar um médico especializado, que pode indicar os melhores hábitos e tratamentos para cada paciente. Quanto mais cedo a artrose for diagnosticada, maior a chance de que as melhores soluções sejam encontradas e a dor aliviada.
Além disso, é fundamental praticar exercícios com frequência, fazer fisioterapia se necessário e controlar o peso. Movimentando o corpo e cuidando da obesidade o organismo evita a sobrecarga e melhora a saúde dos músculos, que contribui para articulações mais saudáveis. O uso de calçados ortopédicos também ajuda o corpo na distribuição do peso ao caminhar, prevenindo problemas nas articulações.
Você sente dores nos quadris, nos joelhos e nas mãos? Pode ser um indício de artrose. Previna problemas nas articulações mantendo hábitos saudáveis e usando calçados confortáveis e anatômicos. E continue acompanhando o blog da Blessed Life para saber mais sobre o assunto.