Reconheça os sintomas da má circulação

Está suspeitando que a sua circulação sanguínea não está muito boa? Confira agora alguns sintomas da má circulação e saiba como aliviá-los de maneira eficaz.

Má circulação é uma das queixas mais comuns nas clínicas. Mas você saberia reconhecer os sintomas da má circulação?

O que é má circulação?

Pela medicina, a definição de má circulação ocorre quando a artéria é bloqueada ou estreitada, restringindo o fluxo sanguíneo para as veias. Isso ocorre por diferentes razões, pode ocorrer devido ao estilo de vida, hábitos como sedentarismo e tabagismo, idade, pressão alta, diabetes etc.

Reconheça os sintomas da má circulação

Dormência ou formigamento

Um dos sintomas mais comuns da má circulação é a dormência ou sensação de formigamento nas extremidades do corpo, como mãos, pernas e pés. Isso significa que o sangue não está conseguindo chegar até estas regiões do corpo.

Câimbras

Nem toda câimbra é sinal de má circulação, se você têm câimbras sempre que pratica um exercício, é preciso estar atento, pois pode ser um sinal de claudicação intermitente. Quando estamos nos movimentando, a demanda metabólica dos músculos das pernas não é suprida pelas veias bloqueadas ou estreitadas, ocorrendo assim, as dores das câimbras.

Inchaço

A má circulação causa retenção de fluídos corpóreos, chamado de edema. Pode ocorrer nas pernas, joelhos e pés. O edema também pode ser sintoma de problemas cardíacos, quando o coração não consegue bombear corretamente o fluxo sanguíneo para o resto do corpo.

Mudança de cor

Se você reparou que algumas partes do seu corpo mudaram de cor, é preciso procurar um especialista. Má circulação pode deixar a pele pálida ou azulada. Nariz, dedos, mãos, mamilo, orelhas são as regiões mais afetadas.

Leia também: Pernas cansadas? Entenda as causas e como amenizar

Varizes

Má circulação faz com que as veias fiquei visíveis, no entanto, o problema é maior que apenas estético, pois as varizes dificultam a volta do fluxo sanguíneo para o coração. É mais comum em pessoas que ficam muito tempo em pé.

Aliviando os sintomas da má circulação

Se você apresenta algum destes sintomas, o ideal é procurar ajuda de um especialista. No entanto, hábitos saudáveis podem ir ajudando no alívio dos sintomas. Confira:

Exercícios físicos

Manter um ritmo de vida mais saudável passa pela prática diária de exercícios físicos. Caminhadas leves e alguns minutos em aparelhos das ATIs podem ajudar a sua circulação sanguínea.

Evite hábitos ruins

Tente eliminar os hábitos ruins aos poucos. Tabagismo, ingestão excessiva de álcool e sedentarismo são inimigos da longevidade e da boa saúde, por isso, se você deseja uma vida longa e saudável, procure um especialista e comece uma rotina nova hoje mesmo!

Roupas e calçados

As roupas dizem muito sobre a sua personalidade, mas também podem estar complicando a sua circulação. Evite roupas e calçados muito apertados, nos dias quentes, use roupas leves. Uma boa opção também é investir em calçados ortopédicos, como chinelos, ou palmilhas, que auxiliam na ativação da circulação sanguínea e ajudam no conforto das pernas e pés, através da massagem de reflexologia podal.

Gostou das nossas dicas? Gostamos de ouvir a sua opinião, comente e compartilhe as suas experiências!

4 Comentários

  1. Tânia Beatriz Aguiar da Silva disse:

    Tenho problemas de circulação,aterosclerose,sou diabética,fumante.Ja coloquei 3stents em uma das pernas.Os pés estão com cor azulada, tenho pé diabético tbm.

    • Blessed Life disse:

      Olá, Tânia, talvez em seu caso, o indicado seria buscar tratamento médico. Cuidar da saúde do corpo todo é o ideal para aumentar qualidade de vida. Busque orientações médica em várias frentes, converse com ortopedistas, angiologistas e psiquiatras, certamente irão te ajudar a encontrar um tratamento ideal 😘 Desejamos melhoras!

  2. Sinto muita dor nas pernas quando caminho meus pés queima meus dedos fica com câimbra e quando paro as pernas doem e fica formigando

    • Blessed Life disse:

      Sr. Edir obrigada por compartilhar seu relato conosco. De acordo com as queixas mencionadas o Sr. sofre com problemas circulatórios, trago-lhe uma boa notícia. Seu problema tem solução, hoje o mercado da medicina traz inúmeros artefatos que estimulam a ativação circulatória ajudando na diminuição dos sintomas mencionados pelo Sr. Nesse caso, minha orientação é que procure por um especialista na área médica ortopédica ou vascular que eu tenho certeza que o Sr. será direcionado a um tratamento que lhe proporcionará uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *