Existe idade para começar a usar calçados ortopédicos?

Já sabemos da importância do bem-estar e do conforto para a saúde do nosso organismo. Cuidar do equilíbrio das nossas passadas e manter uma postura adequada ao caminhar são algumas das funções exercidas pelos calçados ortopédicos, que são importantes aliados na busca pela saúde da nossa coluna e pela qualidade de vida a longo prazo.

Mas qual é o momento certo de começar a usar os calçados ortopédicos? Existe uma idade ideal e tipos específicos para cada fase da vida?

Você já parou para pensar na diferença que sentimos em toda a nossa rotina quando estamos com dores nas costas ou nas pernas? É comum termos esse tipo de desconforto, principalmente quando nos esforçamos muito em algum exercício. Mas dores assim podem estar relacionadas a muitos outros problemas.

Uma passada errada, por exemplo, pode não ter um impacto imediato. Mas pense em quantos passos damos em um dia. Agora imagine a conta para uma vida inteira. Cada pisada feita de forma errada é um prejuízo a mais para a saúde do corpo. Por isso, é fundamental pensarmos no conforto e no equilíbrio certo para nossos pés, em qualquer idade.

Leia mais – Chinelo comum x Chinelo ortopédico: conheça as diferenças

Adequando o calçado ortopédico ao seu perfil

Com o tempo, nosso organismo sente os efeitos do cansaço e os membros inferiores podem sofrer mais. Para pessoas idosas, sapatos ortopédicos funcionam para dar mais segurança na caminhada, adequando-se ao tamanho e ao peso da pessoa.

Os calçados feitos pensando no conforto são capazes de amenizar os efeitos de joanetes e de prevenir problemas como o esporão de calcâneo e a dor ciática, muito comum principalmente entre mulheres na melhor idade. Solas antiderrapantes e tiras que adequam o sapato ao formato do pé também são importantes para evitar quedas e escorregões, aumentando ainda mais a segurança do idoso.

Para adultos, os calçados ortopédicos funcionam não só para aqueles que já têm algum tipo de problema na coluna ou nas pernas. Eles são elementos fundamentais para prevenir doenças e dores futuras.

Modelos de sandálias, chinelos e tênis atuam na amenização de questões posturais e problemas como o pé chato e pisadas tortas. Assim, uma corrida pode ficar muito mais confortável e dias em que é necessário ficar muitas horas em pé não impactarão de forma tão significativa na estrutura do corpo, reduzindo dores e prevenindo a saúde da coluna.

E não é só para idosos e adultos que os calçados ortopédicos têm uma função importante. Desde bebês começamos a definir qual vai ser o perfil da nossa caminhada e, se acostumada de forma errada, os efeitos podem vir em qualquer momento da vida. Os sapatos ortopédicos funcionam também para a segurança dos pequenos, que precisam de um apoio a mais nos primeiros passos e de confiança para brincar com menos risco de se machucar.

Pensar no crescimento correto do pezinho da criança é algo que vai ajudá-la a ter uma postura correta ao longo da vida. Sapatos que consideram o desenvolvimento do corpo buscam priorizar o movimento natural dos pés e o conforto necessário para que a criança se sinta livre para caminhar de forma saudável.
Cada idade exige um tipo diferente de calçado, mas sem dúvida optar pelas versões ortopédicas desde cedo é uma forma de cuidar da saúde e prevenir doenças futuras.

Quer conhecer a opção adequada para cada fase da sua vida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *