Estresse do metatarso: o que é e como aliviar o incômodo

Você sabe o que é estresse do metatarso?

Quando ouvimos a palavra estresse logo pensamos no cansaço do dia a dia causado pelo trabalho e pelo excesso de atividades.

O termo, porém, representa não só o esgotamento mental, mas indica também uma sobrecarga em outras partes do organismo, que fazem mal à nossa saúde física e emocional. É o caso do estresse do metatarso.

Nossos pés possuem uma capacidade muito alta de suportar nosso peso e o impacto de cada passo que damos todos os dias, mas essa capacidade tem um limite.

Quando ultrapassamos esse limite e forçamos muito a estrutura dos nossos membros inferiores, uma consequência pode ser o estresse, que precisa ser absorvido por regiões como o tornozelo e os joelhos, por exemplo.

Quando a situação é repetitiva, força os músculos e tendões e acaba gerando fraturas. Uma das mais recorrentes, principalmente para quem pratica atividades físicas como corridas e maratonas, é a fratura dos ossos que se encontram na zona central dos pés, conhecidas como metatarsos.

Leia também: 3 dicas para aliviar a dor nos pés

Como identificar estresse do metatarso

Atletas que fazem esforço repetido ou que exigem do corpo uma capacidade que ele não está preparado para ter correm um alto risco de sofrerem com as dores do estresse do metatarso.

Decidir correr uma maratona ou começar uma prática de atividade física muito extenuante sem ir se preparando aos poucos podem ser formas de intensificar a sobrecarga e iniciar o problema.

Uma das características da lesão no metatarso é que a dor costuma ir aumentando aos poucos, à medida que o esforço vai sendo intensificado.

Como não há uma fratura ou um momento em que a dor começa com mais intensidade, é normal que as pessoas mantenham os treinamentos, na expectativa de que seja algo passageiro, e assim vão aumentando o problema em vez de tratá-lo. A tendência é que, com o tempo e sem o tratamento adequado, a dor passe a incomodar não só nos momentos de esforço físico, mas até durante uma caminhada normal no dia a dia.

O primeiro passo, quando a dor começar, é reduzir a sobrecarga, ou seja, evitar praticar as mesmas atividades físicas ou esforços contínuos que começaram a causar a dor.

Em seguida, procure um profissional médico, que vai indicar os exames adequados para diagnosticar a intensidade do problema.

Como aliviar as dores

Normalmente, o estresse do metatarso é tratado apenas com a redução do impacto na região e com o uso de calçados adequados.

Para aliviar as dores, uma das melhores estratégias é o uso de calçados ortopédicos, que ajudam a distribuir o peso e a sobrecarga nos pés, reduzindo a intensidade do impacto nas passadas. Com isso, o corpo vai se adequando novamente e aliviando a fratura ao longo das semanas, causando um alívio na dor e retomando o condicionamento dos pés para que voltem ao normal.

Leia mais: Conheça os benefícios da sandália massageadora ortopédica ativadora

Você sente dores na sola dos pés? Já investigou para saber se o problema é o estresse do metatarso? Evite sobrecargas e treinamentos sem acompanhamento, e não deixe de usar os calçados adequados para aliviar as dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *