Dermatite de Estase: quando a má circulação afeta a pele

Nosso corpo é um conjunto complexo de sistemas elaborados para funcionar em equilíbrio, quando alguma parte desta engrenagem não está bem, é comum o corpo dar um resposta. O sistema circulatório também funciona desta maneira, quando existe algum sinal de problema, o corpo todo sente e dá indícios que há algo de errado. A dermatite de estase é um exemplo de como a má circulação afeta a sua pele.

O que é?

A dermatite de estase venosa ocorre quando há um problema em suas veias, geralmente na parte baixa das pernas. A má circulação impede que o sangue flua corretamente, à medida que mais fluídos e pressão aumentam, uma parte do sangue vaza das veias e entra na pele. Esta condição, também é conhecida por eczema varicoso, é mais comum em pessoas acima de 50 anos.

Sintomas

Inchaço é um dos sintomas principais da dermatite de estase, geralmente ocorre na altura dos tornozelos. Este sintoma melhora durante o sono e tende a piorar ao longo do dia. Outros sintomas comuns são pele avermelhada, amarelada ou acastanhada; varizes de cores azul ou roxa, coceira, dor; feridas escamosas; queda de pelos na região do tornozelo e pele mais espessa na região.

Leia também: Ciática: quais sintomas, como evitar e tratamentos

Tratamentos

Apesar de também ser um problema de pele, o tratamento da dermatite de estase começa com a melhoria da sua circulação, em alguns casos, o médico poderá indicar uma cirurgia para reparar as veias. No entanto, algumas mudanças de hábito podem aliviar os sintomas. Confira:

1. Pequenos intervalos

Se você fica muito tempo sentado, tire alguns intervalos para fazer com que seu sangue circule. Ajuste um alarma a cada hora e caminhe por 10 minutos. Isso ajudará bastante na circulação sanguínea das pernas.

2. Roupas e calçados confortáveis

Evite roupas muito apertadas, o uso constante de certos tipos de tecido podem comprometer a sua circulação e irritar a pele. Dê preferência a tecidos leves e naturais como o algodão. Meias de compressão podem ser um grande aliado para a sua circulação. Experimente também calçados ortopédicos que ativam a circulação sanguínea e estimulam as terminações nervosas.

3. Cuide da sua pele

Se você possui a dermatite de estase, é importante manter a sua pele mais saudável e hidratada possível para, assim, evitar sua irritação. Mantenha a hidratação com cremes hipoalergênicos, sem perfumes e álcool. Se possível evite o contato com agentes alergênicos como grama, perfume, produtos químicos etc.

4. Exercite-se

O corpo humano não foi feito para o sedentarismo, por isso, mexa-se! Procure um profissional para indicar o melhor tipo de exercício para o seu caso.

Gostou das dicas? Possui dúvidas ou quer compartilhar o seu caso com a gente? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *