Cuide melhor das suas articulações com essas 5 dicas

Se você tem o hábito de se exercitar com frequência já deve ter sentido alguma das suas articulações reclamando quando exagera em algum tipo de atividade ou sobrecarrega parte do corpo. Regiões como o joelho costumam sentir bastante quando há algo errado em qualquer das estruturas do corpo, exigindo esforços para os quais não está preparado.

Para evitar dores e até doenças mais sérias, que podem impedir não só exercícios como também um caminhar equilibrado, é fundamental ter cuidado com suas articulações. Veja como, nessas dicas que listamos abaixo:

1 – Tenha uma alimentação equilibrada

Sim, o que você come interfere diretamente na capacidade e na saúde de regiões como os joelhos, tornozelos e quadris. Para mantê-los fortes e livres de dores é importante ingerir alimentos com magnésio, vitamina C e colágeno, auxiliando na regeneração dos tecidos e no fortalecimentos dos músculos.

Por isso é fundamental manter refeições que incluam todo tipo de nutrientes e minerais, o que é proporcionado por uma alimentação saudável e balanceada.

2 – Mantenha sempre seu peso ideal

Ganhar uns quilos pode fazer bastante diferença para suas articulações. O peso acrescentado ao seu organismo torna mais difícil o suporte realizado pelos joelhos e quadris, criando uma sobrecarga que pode atrapalhar no equilíbrio e na saúde de todo o corpo.

3 – Cuide da sua postura durante o sono

Uma longa noite de sono pode ser positiva para muitas coisas, mas também pode causar diversas dores se a postura mantida não for a correta. Tente dormir sempre de lado e evite a posição de bruços. Além disso, lembre-se sempre de avaliar se a altura do travesseiro é a mais indicada para você. Seus ombros e pescoço agradecem!

4 – Não exagere ao carregar pesos

Manter uma bolsa ou mochila somente com objetos essenciais vai poupar suas costas de carregar um peso excessivo, além de ajudar seus joelhos na hora de abaixar ou levantar, subir e descer degraus. Ao carregar algo muito pesado, peça ajuda para alguém e tente não se curvar ao abaixar.

5 – Use calçados ortopédicos

Contar com equipamentos de segurança ao praticar esportes e com calçados confortáveis e anatômicos no dia a dia ajuda na proteção das articulações do corpo, como joelhos, quadris e pés. Sapatos ortopédicos, por exemplo, contribuem para evitar problemas como a artrite, que pode levar a consequências sérias à cartilagem que compõem regiões responsáveis por nossas articulações.

Leia mais: 3 problemas no joelho que você pode evitar

E você, o que tem feito para cuidar melhor das suas articulações? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *