Chinelo ortopédico: como descobrir se está na hora de usar

Você sente algum tipo de dor ou desconforto ao caminhar? Sente seus joelhos e coluna cansados e doloridos ao fim do dia? Acha que suas pernas estão ficando sobrecarregadas com as atividades diárias que você exerce? Esses são alguns dos sinais de que está na hora de você buscar um chinelo ortopédico. Agora, se você não sente nenhum desses sintomas, mas quer cuidar da saúde do seu corpo e prevenir doenças e dores no futuro, também se encaixa entre as pessoas que devem procurar esse tipo de calçado.

É isso mesmo: o uso do chinelo ortopédico é recomendado por podólogos, ortopedistas e outros profissionais da saúde para pessoas de todas as idades e perfis. O mais importante é respeitar o seu tipo de corpo e as necessidades que você tem, para encontrar o formato e o modelo mais indicados para você.

Se você busca conforto aliado à beleza, pode encontrar na opção ortopédica um bom produto para prevenir dores e problemas futuros. E se você já sofre com incômodos pelo uso de sapatos desconfortáveis, pode usar formas de avaliar por si mesmo se seus pés precisam de um chinelo ortopédico.

Como analisar o formato do seu pé e se ele precisa de um calçado ortopédico

Nossa pisada diz muito sobre a estrutura do nosso corpo, definindo como cada parte sente o equilíbrio dos passos e qual o impacto disso nas dores que sentimos na coluna, por exemplo. Cada pé tem um formato diferente, que impacta diretamente na forma como damos passos e distribuímos o peso do nosso corpo. São três tipos principais de pisadas:

Normal

Chinelo ortopédico - Pé Normal

Com distribuição equilibrada entre os pontos que recebem a carga do corpo, pés no formato comum costumam permitir um alinhamento perfeito de todo o corpo, mantendo tornozelos, joelhos e quadris nos lugares certos e cumprindo bem sua função. Para quem tem os pés com pisada normal, os chinelos ortopédicos podem ajudar a manter a postura correta e a amortecer o impacto das caminhadas.

Plano

Chinelo Ortopédico - Pé Plano

Pés com esse formato costumam ter uma pisada mais voltada para dentro, concentrando o peso do corpo na parte interna da sola. O modo de caminhar acaba fazendo com que toda a estrutura do corpo volte-se para seu centro, interferindo nas funções e na saúde dos joelhos, quadris e coluna. Nesse caso, sapatos flexíveis ajudam a equilibrar a musculatura do pé e a criar um fortalecimento das áreas que precisam, reduzindo a sobrecarga em uma das partes dos pés.

Cavo

Chinelo Ortopédico - Cavo
Nesse caso, parte considerável do peso do corpo também é concentrada em apenas um dos lados dos pés, dessa vez do lado de fora. Com um arco mais alto e menos contato direto com o chão, esse tipo de pisada costuma gerar dores e cãibras, pois articula de forma errada toda a postura, incluindo quadril, que tende a também se voltar para fora. O chinelo ortopédico aqui cumpre bem a função de preencher os espaços em que deveria haver mais contato e distribuição da carga do corpo, o que ajuda na correção da forma de caminhar e no alongamento dos membros inferiores como um todo.

Você tem interesse em começar a usar um chinelo ortopédico? Não precisa pensar em sua idade ou em quais são os seus problemas de pisada e equilíbrio: encontre o mais indicado para você e comece agora mesmo a cuidar da saúde dos seus pés.

2 Comentários

  1. Por favor, gostaria de saber se , é necessária a receita médica ortopédica , com indicação do modelo específico para cada caso, ( estou com a pisada do calcanhar para dentro) ou , basta ser chinelo ortopédico. Obrigada

    • admin disse:

      Olá, Cleide, como vai? Nossos calçados não necessitam de receita médica, os benefícios são obtidos através da massagem de reflexologia podal (massagem nos pontos específicos dos pés), apenas os calçados magnéticos possui contraindicações para pessoas que utilizam marca-passo entre outros casos. Para saber mais, acesse https://blessedlife.com.br/ ou envie -nos uma mensagem para nosso WhatsApp > http://bit.ly/WhatsBlessedLife
      Tenha um bom dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *