Benefícios das sandálias ortopédicas para sua coluna

A escolha do sapato ideal vai muito além da beleza: é um fator que interfere diretamente na qualidade de vida e na saúde. Pense que o formato do sapato vai ser sentido por nossos pés a cada passo que damos durante o dia, afetando pernas, tornozelo, joelhos, quadril e coluna. Para aliviar e cuidar de todas essas partes do corpo, a indicação dos médicos é o uso de sandálias ortopédicas, que oferecem mais conforto e bem-estar para os pés.

Sandálias ortopédicas são aquelas que se adequam ao formato exato dos pés, dando mais equilíbrio à passada e descentralizando o peso do nosso corpo ao caminhar. Sua principal função é distribuir o suporte para todos os pontos do pé, facilitando a manutenção da postura ideal para cada passada e evitando dores causadas pelos erros de pisada. Tudo isso faz com que a coluna seja uma das principais beneficiadas pelo uso do sapato correto.

Veja abaixo alguns dos benefícios das sandálias ortopédicas que podem contribuir para a saúde da sua coluna:

Estabilidade

O uso de salto alto ou sapatos muito planos pode gerar sérios prejuízos para a coluna, uma vez que o formato do calçado acaba deslocando todo o peso do corpo para uma única parte dos pés. Ao mesmo tempo, a função estética pode deixar todo o corpo sem estabilidade, facilitando torções e aumentando o risco de quedas, que podem causar danos leves ou mais sérios à coluna vertebral.

Biodinâmica e equilíbrio do corpo

Distribuir o peso do corpo é essencial para a manutenção de uma boa postura. O uso de sandálias ortopédicas contribui para que a carga que colocamos nos membros inferiores ao ficar de pé ou caminhar seja bem distribuída por todas as áreas dos pés, poupando assim joelhos, tornozelos e quadris.

A vantagem é ainda maior para quem tem o formato dos pés alterado, seja por genética ou por hábito postural. Pés cavos ou planos tendem a sofrer mais com as alterações no equilíbrio do corpo e, com isso, têm mais vantagens com o uso de sandálias ortopédicas adequadas ao seu perfil, otimizando o alongamento e o fortalecimento dos pés.

Amortecimento

O impacto que nosso corpo recebe a cada passo é sentido em todas as suas partes, principalmente na coluna. O efeito é ainda maior para quem caminha muito ou pratica atividades mais intensas. Amortecer a pressão recebida pelos pés é uma função muito importante das sandálias ortopédicas, que diminuem assim o impacto da carga do corpo que poderia ir para a coluna.

Nossa coluna é uma parte fundamental do nosso corpo, pois serve de apoio para que todas as outras tenham sustentação pelo esqueleto. Sobrecarregá-la pode significar dores e limitações no futuro, por isso é tão importante pensar no cuidado diário em relação à postura, ao impacto e ao peso que impomos a ela todos os dias. Optar por sandálias ortopédicas pode ser o primeiro passo para cuidar da saúde da sua coluna e prevenir dores e incômodos no futuro.

Você sente dores na coluna? Acha que o uso de sapatos inadequados está prejudicando sua postura e o equilíbrio de seu corpo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

10 Comentários

  1. Neiva disse:

    Boa noite . Resido em Belo Horizonte, no bairro Floresta. próximo ao centro de BH. gostaria de saber onde encontro lojas físicas que tenha a sandália?

  2. Arnaldo disse:

    Bom dia! Gostaria de saber onde encontrar loja física em Teresina /PI, que tenha a Sandália ?

  3. Jenifer disse:

    Boa noite moro no Rio de Janeiro como faço para comprar essa sandália?

  4. Débora Gomes de Lima disse:

    Boa tarde! sou de goiania, onde encontro a loja fisica de vcs por aqui?

  5. Ially disse:

    Boa tarde, moro em São Bento do una Pernambuco,onde posso encontrar por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *