10 dicas para ativar a circulação sanguínea

Você sabia que a extensão de nossos vasos sanguíneos chega a mais de 90.000 km? Manter o bom funcionamento do nosso sistema circulatório é extremamente importante, pois é ele que envia o sangue para cada parte do nosso corpo, quando a circulação está prejudicada, as células dessas partes do corpo não recebem oxigênio e nutrientes necessários. Se você possui sintomas de má circulação, estas dicas serão muito importante para você!

Para ajudar a melhorar o seu sistema circulatório, separamos 10 dicas para ativar a circulação sanguínea. Confira:

1 – Pare de fumar

A nicotina é o principal agente dos cigarros, esta substância prejudica a parede das artérias e deixa o seu sangue mais espesso, fazendo com que ele não consiga percorrer entre suas veias.

2 – Controle a pressão


A pressão arterial está completamente ligada ao sistema circulatório, se a pressão estiver alta, pode ocorrer a arteriosclerose, condição que endurece as artérias, impedindo o fluxo sanguíneo.

3 – Mantenha-se hidratado


Metade do sangue é composto por água, por isso, mantenha-se hidratado para que o sangue fique com a sua densidade ideal.

4 – Levante-se

Ficar sentado por longas horas não é muito saudável para você, a longo prazo, enfraquecerá os músculos das suas pernas e reduzindo o fluxo de sangue por elas. Uma boa ideia é levantar-se a cada hora e dar uma caminhada pelo escritório ajudando a ativar a circulação de todo o corpo.

5 – Pratique Ioga


Ioga é um ótimo aliado para sua circulação e também para as suas articulações, é um exercício de baixo impacto, mas que ativa consideravelmente a circulação, ao se mexer, o sangue leva oxigênio para as células, outras posições levam o sangue para órgãos como o coração e cérebro.

Leia mais: Pernas cansadas? Entenda as causas e como amenizar

6 – Mexa-se


Exercícios aeróbicos são os melhores amigos da circulação, qualquer atividade em que você se mexa já estará ativando o fluxo sanguíneo, faz com que o coração bombeie mais sangue, deixando-o mais forte e reduzindo a pressão arterial. Mexa-se por no mínimo 30 minutos por dia, de 5 a 7 dias na semana. Caminhadas moderadas a intensas são a melhor escolha para iniciantes.

7 – Coma melhor


Alimentação é uma das partes fundamentais para uma boa saúde, com o sistema circulatório não seria diferente. Ingira mais frutas e vegetais, evite gorduras saturadas presentes em carnes vermelhas, frango, queijos e outros alimentos de origem animal. Evite o excesso de sal, mantenha-se no peso ideal e as suas artérias limpas.

8 – Use calçados apropriados


Sapatos apertados e desconfortáveis são um pesadelo para todo mundo e também para a circulação. Evite saltos altos durante muitas horas. Durante o dia, prefira calçados confortáveis como os massageadores ortopédicos, para ativar a circulação através da técnica de reflexologia podal.

9 – Escove-se


Esfregar-se não serve apenas para a limpeza. Quando você esfrega seu corpo com uma bucha firme e macia ajuda a levar o sangue para todas as áreas do corpo. Comece esfregando delicadamente seu pé e inicie a subida para pernas e braços, faça movimentos circulares na barriga e costas. Faça isso todos os dias antes do banho.

10 – Água morna


É uma medida temporária, mas um banho é uma boa forma de ativar a circulação. Água morna deixa as artérias e veias mais largas, deixando o fluxo mais fácil, isso também funciona se você tomar um chá bem quentinho.

Pronto! Agora é só colocar nossas dicas em práticas para manter sua circulação ativada. Quer mais dicas como esta? Inscreva-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail esta e outras informações sobre saúde e bem estar. Preencha o formulário! Ficou com dúvidas? Envie para nós através dos comentários!

Designed by Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *